Terceira Dica – Garantia Locatícia para os Contratos de Locação

8 de agosto de 2018
Compartilhe

Dando continuidade nas ideias e sugestões para o aumento da sua Carteira de Locações, procuramos apresentar uma Dica que pode resolver alguns problemas na efetivação do Contrato de Locação.

No primeiro post conversamos sobre aumentar a Oferta de Imóveis para que seus potenciais clientes tenham opção para locação e não necessitem procurar outra Imobiliária para localizar o imóvel desejado.

No segundo post conversamos sobre auxiliar efetivamente os seus potenciais clientes na escolha dos imóveis, participando da visita e informando os proprietários das negociações em curso.

Nesse terceiro post, vamos conversar sobre as opções de Garantia Locatícia que a sua Imobiliária disponibiliza para adicionar nos Contratos dos futuros inquilinos. Nesse ponto, vamos fazer inicialmente uma indagação.

1)Nos últimos meses a sua Imobiliária teve casos em que o Contrato de Locação não foi efetivado devido ao Inquilino não entregar a opção de Garantia que a sua Imobiliária exige?

Ressaltamos a importância, após a confirmação do interesse na locação uma análise inicial das informações do seu potencial cliente. Para isso, logo ao receber as informações cadastrais a Imobiliária precisa fazer as devidas consultas sobre a situação do mesmo (CPF, CNPJ, renda, etc.) para evitar correria desnecessária. Nesse ponto, é importante ter a organização de formulários e documentos para que o interessado possa preencher e entregar o mais rápido possível as suas informações.

Após as consultas realizadas, normalmente a Imobiliária vai informar quais os tipos de Garantias Locatícias que ela exige para que o Contrato possa ser efetivado.

Nesse ponto, você já se deparou com bons cadastros, mas que o pretendente/inquilino não possui a Garantia que a Imobiliária trabalha?

No dia a dia, encontramos inúmeras situações de pessoas que vem trabalhar em nossas cidades, mas que ainda não tem amigos ou conhecidos e por isso, não tem Fiador.

Se você estiver perdendo contratos porque o inquilino não tem a garantia exigida, mas o cadastro dele é muito bom, é necessário que a Imobiliária comece com urgência a pensar em novas estratégias para atender essas pessoas.

Sugerimos inicialmente que você faça uma análise se as Garantias Locatícias tem sido um problema na Imobiliária. Qual a quantidade de visitas versos contratos não concluídos devido Garantia não ter sido apresentada.

Outra situação que a Imobiliária precisa numerar é sobre as garantias que atualmente estão sendo oferecidas pelo mercado e para isso, vamos elencar abaixo aquelas que observamos que estão sendo utilizadas atualmente por diversas Imobiliárias em diferentes regiões.

Tipos de Garantias Locatícias:

– Fiador (mais utilizado);

– Caução;

– Seguro Fiança;

– Capitalização;

– Cartão de Crédito;

– Fundo de Conservação de Imóvel;

– Aluguel Antecipado;

– Fundo instituído pela própria Imobiliária;

– Garantia Locatícia de Empresa Contratada/Terceirizada;

Observamos que a Lei do Inquilinato não sofreu qualquer alteração e as regras vigentes na Lei precisam ser cumpridas. Observa-se também situações particulares de cada região e para isso, a Imobiliária sempre precisa avaliar aquilo que melhor atende o seu dia a dia e não irá prejudicar o seu financeiro.

Conforme modalidades que a Imobiliária queira implantar, pode ser necessário talvez mexer em seu setor de cobrança, que será tema de posts futuros.

Converse também com o seu fornecedor de software, pois ele pode ter parcerias que poderão facilitar e diminuir a distância entre a sua Imobiliária e a novas opções para os seus clientes.

É importante você conhecer e aumentar o seu leque de opções, porque as outras Imobiliária estão fazendo isso. Se um inquilino não aluga com você, ele com certeza está indo alugar em outra Imobiliária.

Independente das Garantias, tudo começa na análise cadastral. Tenha as informações dos seus potenciais clientes e registre tudo. 99% das dores de cabeça serão evitadas no futuro a partir do correto levantamento e registro dos dados dos clientes novos clientes.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.