Cobrança de Inquilinos – Sexta dica

4 de outubro de 2018
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Em tempos de crise o Setor de Cobrança é normalmente aquele que mais sofre dentro da Imobiliária, é também o estopim para a geração de discórdia entre Imobiliária, Inquilinos e Proprietários.

A cobrança gera uma inquietude muito grande para os Gerentes da Imobiliária, principalmente quando a Carteira de Contratos Garantidos aos beneficiários predominar ou quando houver a predominância de contratos Não Garantido e acontecer a visita frequente dos proprietários gerando situações constrangedoras e desconfortáveis junto ao proprietário.

Acima de tudo, é importante a Imobiliária ter um relação comercial saudável com todos, para que nos futuros negócios, a Imobiliária seja a primeira à ser lembrada e não a primeira a ser descartada.

Sugerimos aqui, algumas dicas para melhorar a atuação desse Setor na Imobiliária:

1)Automatizar através do software interno o envio de mensagens, antes e após o vencimento do aluguel.

Importante: A Imobiliária deverá configurar quem deve receber mensagens de vencimento do aluguel.
Sugerimos a Imobiliária utilizar E-mail, SMS e Aplicativo para informar os inquilinos do vencimento do aluguel.

O envio de mensagem antes do vencimento do aluguel, tem o objetivo de deixar o Inquilino consciente do vencimento, evitando a desculpa do “não lembrei ou tinha me esquecido”, e a mensagem após o vencimento tem o objetivo de diminuir o trabalho do setor de cobrança, criando mensagens e entrando em contato individualmente com cada inquilino.

2)Criar um Processo/Fluxo interno de cobrança, onde são determinados as datas de cobrança, pessoas responsáveis, tipo de garantia e o tipo de contrato junto ao proprietário dos imóveis.

Esse processo deve ser de fácil acesso e deve ser comprido mensalmente para evitar qualquer tipo de problema na cobrança.

Exemplo: A Flexpro possui um fluxo escrito. Caso a Imobiliária necessitar é só entrar em contato.

3)Disponibilizar e facilitar o acesso as informações do contrato pelo inquilino, através do site da imobiliária, mensagens automatizadas ou aplicativo, para que o inquilino não necessite entrar em contato com a Imobiliária para realizar a nova impressão do boleto ou atualização do mesmo, ou seja, o inquilino não deve depender de pessoas dentro da Imobiliária para realizar o pagamento de um aluguel.

4)Recebimento parcial de aluguel. Procedimento deve ser adotado com muita cautela pela Imobiliária. Opção que sugerimos ter disponível, mas deverá ser utilizado com exceção, pois necessita de caixa/financeiro dentro da Imobiliária e gera mais visitas por parte do Inquilino para a Imobiliária.

Inadimplência como Fonte de Recursos

A inadimplência quando bem administrada pode ser uma excelente fonte de renda, principalmente quando a Imobiliária trabalha com Contratos Garantidos para o Proprietários.

Para isso, conforme repassamos acima, a Imobiliária precisa ter um processo pró-ativo no Setor de Cobrança e não de apagar incêndios constantemente. Quando o setor não é bem administrado, pode ocasionar inclusive o fechamento da Imobiliária.

Processo idêntico acontece para os Contratos Não Garantidos ao Proprietário, mas, que irão gerar um retorno financeiro menor e que, quando não bem administrado, podem gerar situações bem desconfortáveis com o proprietário, inclusive de rompimento de contrato.

Importante também, para os Gerentes e Proprietários da Imobiliária é saber os valores que estão em aberto e também quanto de Juros e Multa a Imobiliária recebe mensalmente, para avaliar os recursos provenientes desta fonte de captação.

A Flexpro está à disposição em auxiliar na avaliação e na configuração da sua Imobiliária para diminuir os problemas desse importante setor.

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