Tudo o que você precisa saber para preparar a DIMOB

13 de janeiro de 2023
Compartilhe

Antes de mais nada, DIMOB é um acrônimo para “Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias”. É um documento que os profissionais do setor imobiliário usam para declarar sua intenção de oferecer serviços de gerenciamento de propriedades.

A DIMOB garante que a pessoa ou empresa que oferece esses serviços esteja qualificada para fazê-lo. Contudo, também protege o cliente e o prestador de serviços, estabelecendo claramente o escopo do trabalho e definindo expectativas.

Quem precisa preparar uma DIMOB?

Todas as empresas que possuem ou administram imóveis são obrigadas por lei a preparar uma DIMOB.

Da mesma forma, o objetivo da DIMOB é aumentar a transparência no mercado imobiliário e fornecer informações sobre o tipo, escopo e localização das atividades imobiliárias.

Como é gerada uma DIMOB?

De um modo geral, a maioria das empresas imobiliárias terá um modelo que usará para suas DIMOBs. No entanto, se você estiver gerando o sua própria, há alguns elementos-chave que devem ser incluídos:

  1. O nome e as informações de contato do cliente e do prestador de serviços.
  2. Uma descrição da propriedade ou propriedades cobertas pelo contrato.
  3. Os serviços específicos a serem fornecidos, juntamente com quaisquer taxas associadas.
  4. O período de tempo durante o qual o contrato é válido.
  5. E, finalmente, ambas as partes devem assinar e datar o documento para que ele seja considerado juridicamente vinculativo.

Quais alguns erros comuns cometidos ao preparar a DIMOB?

Quando se trata de preparar a DIMOB, há algumas coisas importantes que você deve ter em mente para evitar erros.

Em primeiro lugar, certifique-se de que todas as informações pertinentes estejam incluídas na declaração.

Em segundo lugar, certifique-se de apresentar essas informações de forma clara e concisa. Por fim, não se esqueça de assinar e datar o documento assim que ele estiver

Como evitar cometer erros ao preparar a DIMOB?

A DIMOB, é um formulário obrigatório para todas as pessoas físicas e jurídicas que realizam qualquer tipo de atividade imobiliária no Brasil, independentemente de serem pessoas físicas ou jurídicas.

O objetivo da DIMOB é informar as autoridades municipais sobre quem está realizando atividades imobiliárias em seu município, bem como o tipo e a localização dessas atividades.

Ainda mais, preencher a DIMOB corretamente é essencial para evitar problemas com as autoridades locais. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

  • Certifique-se de ter todas as informações necessárias antes de começar a preencher o formulário. Isso inclui dados pessoais como nome, endereço e CPF (contribuintes individuais) ou CNPJ (contribuintes corporativos);
  • Dados sobre a propriedade, como endereço, número cadastral e tipo de uso;
  • E dados sobre a atividade imobiliária que está sendo realizada, como descrição da obra e início.

Tendo em vista também, é de suma importância todo mês saber os imóveis da sua carteira que vão para a DIMOB, assim você não terá que buscar todas essas informações no mês da DIMOB.

Quem posso contatar se tiver dúvidas sobre como preparar a DIMOB?

Entre em contato com a contabilidade da sua imobiliária. Nesse sentido, eles poderão fornecer a você o formato e os requisitos específicos para sua DIMOB.

Além da contabilidade você pode possuir um sistema para a gestão de suas locações e vendas.

Podendo alimentar o sistema diariamente e eliminando as dores de cabeça do mês da DIMOB, pois o sistema irá lhe fornecer a DIMOB pronta.

Por fim, como podemos lhe ajudar?

Nós da Flexpro Sistemas oferecemos um sistema completo para sua gestão, incluindo a geração da DIMOB tanto de locação quanto a de venda.

Achou interessante? Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar na DIMOB 2023.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.