Diretor de locação: Como exercer.

As funções de um diretor de locação
10 de setembro de 2021
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Afinal, como ser um bom diretor de locação? Como desempenhar esse cargo com excelência? A gerência é uma tarefa que envolve muitas responsabilidades, como a supervisão de equipes, controle de indicadores e resultados, lidar com conflitos, dificuldades e desenvolvimento dos funcionários e da empresa.

Reunião de diretor de locação

Para isso, é imprescindível que o gestor tenha algumas habilidades e competências que são necessárias para desempenhar esse cargo tão importante para o crescimento de um negócio. Se você precisa contratar um diretor de locação ou é quem desempenha esse papel, confira a seguir algumas atribuições importantes.

Planejamento e organização da direção da locação.

A organização e a capacidade de fazer planejamentos é uma habilidade importante para qualquer tipo de cargo, mas como diretor de locação são duas competências fundamentais para o sucesso dos processos e, consequentemente, da empresa.

Além de manter a ordem da imobiliária, o diretor precisa ter um bom planejamento de suas tarefas para que não deixe de pagar as faturas, fornecedores, salários, impostos e despesas da imobiliária.

Essas competências também são essenciais para que o diretor consiga gerenciar as contas a receber para garantir que ninguém deixou de pagar o que deve, evitando os prejuízos e inadimplência na imobiliária. Então fique de olho nisso para evitar problemas no futuro.

Conhecimento como diretor de locação e dos processos imobiliários.

Como ser um bom diretor de locação se você não tem conhecimento da sua área de atuação e segmento da empresa em que trabalha, não é mesmo? Sendo assim, é imprescindível que, para ser um profissional de excelência, o gerenciamento da empresa fique por conta de uma pessoa capacitada, bem treinada e que tenha completo conhecimento sobre a função que exerce, processos que devem ser feitos e tarefas que precisam ser realizadas diariamente.

O mercado tem mudado a todo o momento, com uma velocidade impressionante. Os métodos de gerenciamento ficam ultrapassados em pouco tempo e logo surgem novos estudos e estratégias para otimizar e melhorar os resultados de uma empresa.

Com isso, além de o diretor de locação precisar ter aptidão e experiência de gestão e administração, é preciso que busque sempre por atualizações, novos conhecimentos, procure por cursos de reciclagem e que incentive a sua equipe a fazer o mesmo.

Resiliência.

A resiliência é definida como a capacidade de retornar à sua condição e forma inicial após passar por condições extremas. Portanto, é a habilidade de seguir em frente e resolver os problemas em meio às adversidades e obstáculos que encontra no dia a dia.

A rotina de um gerente é repleta de desafios, frustrações e resultados que acontecem diferente do que se espera. No entanto, é preciso que tenha resiliência nesses tipos de situações para que elas não ocorram novamente. Para isso, é importante que o setor da gerência tenha a capacidade de:

  • Não ter medo de receber críticas;
  • Sempre tentar de novo;
  • Implantar novas estratégias para não cometer os mesmos erros;
  • Ensinar e ajudar os funcionários a serem mais resilientes.

Além disso, quando um gerente é resiliente, toda a organização estará mais motivada, criando um ambiente construtivo, saudável e de superação das dificuldades.

Diretor de locação e comunicação.

Como ser um bom gestor sem saber se expressar e conversar, não é mesmo? O cargo de gerência é aquele que vai instruir, treinar, ajudar e supervisionar diversas tarefas dos funcionários. Sendo assim, é preciso ter facilidade em comunicar-se com os outros e ter clareza nas ideias que quer transmitir.

Para isso, o indicado é ser o mais objetivo possível e evitar muitos rodeios na conversa para garantir que o colaborador entenda o que você queria transmitir. Além disso, para ter uma boa e direta comunicação, o gestor deve saber ouvir e interpretar as reclamações, dores e necessidades do funcionário. Assim, conquistará a confiança deles e permitirá um ambiente mais agradável e com bons resultados.

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar nisso:

Simpatia

Usar um tom amigável, simpático e tranquilo tem a capacidade de encorajar o outro, fazendo com que o funcionário se sinta mais confiante em expressar suas dúvidas ou angústias. Essa dica também vale para a comunicação por e-mail e telefone.

Linguagem corporal

A comunicação não verbal também precisa de atenção para conseguir expressar o que deseja. O contato visual, a gesticulação das mãos e até mesmo o tom de voz são capazes de ajudar ou dificultar a compreensão do outro. Então, olhe nos olhos de quem está dialogando com você e sempre mostre que está focado e interessado no assunto.

Empatia

A empatia, assim como a resiliência é uma capacidade humana. Compreender a dor do outro como se fosse a sua é a melhor maneira de chegar às soluções rápidas e justas para ambas as partes.

Acesse esse outro conteúdo complementar sobre capacitação da equipe.

Raciocínio rápido

Em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas acontecem situações, problemas, dúvidas e erros a todo o momento. O cliente não gosta e não deve ficar esperando. Um pedido de desculpas sem uma solução ou resposta não resolverá o problema dele.

Então, para ser um bom diretor de locação é importante ter raciocínio rápido, ter eficiência na resolução de impasses e pro atividade ao executar as mais variadas atividades. Acabou uma matéria-prima ou produto antes do previsto? O gestor deverá pensar em possibilidades imediatas para agir e resolver o problema.

Assim, pode-se entender que a resposta de como ser um bom diretor de locação está na dedicação e desenvolvimento dessas habilidades e capacidades que citamos.

Elas são imprescindíveis para ter sucesso no trabalho e na empresa. Afinal, a gerência é um dos cargos que está diretamente ligado aos resultados das vendas, pois, é ele quem busca bater metas, gerenciar equipes e resolver problemas que prejudicam o lucro do empreendimento.

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