O que é Marketing Digital? Entenda suas vantagens.

O que é Marketing Digital? Entenda suas vantagens.
29 de abril de 2020
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O que é Marketing?

Para Philip Kotler que é considerado o pai do marketing, o conceito de marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Você entendeu o conceito apresentado por Philip Kotler? 

Marketing é um processo social, algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

O que é Marketing Digital?

Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do Marketing Digital! Meios digitais envolvem computadores e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

As maneiras de fazer marketing sofrem mudanças quase diariamente. Por isso atualmente quando falamos de marketing logo nos vem à mente o famoso marketing digital ou marketing para internet.

Com o marketing digital atingimos pessoas que estão conectadas a internet. Para isso utilizamos canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email entre outros, as empresas buscam solucionar dores e desejos dos clientes e potenciais clientes.

O marketing digital tem uma ampla área de atuação, podendo ser aplicado por pessoas, empresas, associações, igrejas, etc. Há inúmeros fatores que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender produtos ou serviços. Fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos e sociais.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

Novo Marketing

A internet gera diariamente um grande fluxo de informações criadas por pessoas e empresas que estão em constante comunicação, esse grande volume de informações favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Por isso, o Marketing Digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing

Termos comuns ao marketing digital

Abaixo listamos alguns termos que são comuns ao meio digital e é muito importante que você os conheça para poder continuar seu aprendizado.

Persona

São perfis semi fictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Para criar a sua persona e construir a sua estratégia, confira este Fantástico Gerador de Personas.

Lead

Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

CTA

Os Calls-to-Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Você pode conferir mais termos específicos sobre o tema neste Glossário Completo de Marketing Digital ou pode conhecê-los de forma ainda mais aprofundada nos Cursos da Classpert.

Fontes:
https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/
https://neilpatel.com/br/blog/o-que-e-marketing/
https://novaescolademarketing.com.br/o-que-e-marketing-conceito-e-definicoes/
https://rockcontent.com/blog/o-que-e-marketing/
https://resultadosdigitais.com.br/especiais/marketing/

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