Qual o melhor índice para reajustar o aluguel?

11 de novembro de 2022
Compartilhe

Muitas pessoas querem saber qual o melhor índice para reajustar o aluguel. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo sobre o assunto.

Dessa forma, você sairá da leitura apto(a) a entender como funciona a precificação de aluguéis no Brasil. Confira!

Afinal, como funciona o reajuste dos aluguéis no Brasil?

Primeiramente, é bom salientar que o reajuste de aluguel é uma prática garantida pela lei número 8245/91, instituída pela Lei do Inquilinato.

Logo, isso permite que haja direitos garantidos e também deveres das partes envolvidas em um processo de locação. Ou seja, entre locador e locatário.

Atualmente, o reajuste de aluguéis no Brasil pode seguir índices distintos como referência. Além disso, ele também pode ter a negociação entre o proprietário e inquilino do imóvel.

No entanto, saiba que hoje em dia os reajustes de aluguéis são realizados praticamente sempre a partir de dois índices. A saber: o IGP-M, que regula os preços do mercado e o IPCA, que segue a linha da inflação oficial do Brasil.

Mas, em janeiro de 2022 a Fundação Getúlio Vargas lançou o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), que pretende ser um índice calculado exclusivamente para reajuste do setor.

Conheça melhor cada um desses índices e suas características abaixo. Acompanhe!

IGP-M

De antemão, saiba que o IGPM nada mais é que o Índice Geral de Preços do Mercado. Esse índice leva em consideração outros 3 índices. São eles: o IPA (Índice de Preços por Atacado), o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Atualmente, muitos contratos de aluguel sofrem variação em seu preço a partir desse índice. Mas ele não é muito bom, uma vez que é muito sensível à variação do câmbio.

Ou seja, pode ser prejudicial para o inquilino (se a moeda internacional ficar muito cara) ou até mesmo prejudicial para o locatário caso essa mesma moeda caia vertiginosamente.

IPCA

Ao passo que você sabe que o IGP-M é muito volátil, outra opção sobre qual o melhor índice para reajustar o aluguel é o IPCA, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Assim, esse índice está caindo no gosto popular uma vez que tem como base a inflação do país. Ademais, historicamente o IPCA é menos volátil que o IGP-M.

Nesse sentido, significa menor chances de o inquilino ter um reajuste muito alto e também menor risco para o proprietário trocar de inquilinos rapidamente por desistências constantes.

IVAR

Este indicador visa atender a uma necessidade relacionada aos reajustes nos valores dos contratos de locação de imóveis.

Os valores são obtidos pela instituição através de empresas administradoras de imóveis, que fornecem informações sobre os contratos de locação por elas administrados, mas é praticado em poucas regiões do país.

É levado em conta para a tabela do índice tanto o valor dos contratos novos quanto os reajustes dos contratos já existentes, além das características dos imóveis.

Saiba agora qual o melhor índice para reajustar o aluguel

Conforme você pode ver acima, o IGP-M trata-se de um índice muito volátil e o IVAR é um índice novo e pensando na proteção jurídica dos contratos, talvez valha a pena indicar no contrato um índice substituto (exemplo: IPCA), caso o IVAR deixe de ser gerado.

Por isso, acreditamos que o IPCA é a melhor forma para garantir um reajuste de aluguel justo, tanto para o proprietário de um imóvel, como também para os inquilinos.

Outros 3 cuidados na hora de fechar um contrato de locação

Antes de encerrar o post de hoje, confira ainda outros 3 cuidados importantes antes de fechar um contrato de locação. Veja:

Análise criteriosa do imóvel

Além de ficar de olho no preço do imóvel e em qual índice é baseado o reajuste anual daquele aluguel, é imprescindível fazer uma análise muito criteriosa do local que você vai alugar.

Tudo deve ser feito através de documentação e contrato

Sob o mesmo ponto de vista, é essencial firmar um contrato de locação por escrito e com respaldo de uma imobiliária idônea.

Conte com consultoria especializada para revisão do contrato de locação

Por último, mas não menos importante, sempre conte com a consultoria especializada de profissionais altamente qualificados para assessorar e revisar seus contratos de locação.

Conclusão

Na matéria de hoje você viu qual o melhor índice para reajustar o aluguel e ainda conferiu dicas antes de fechar o contrato de locação.

Aproveite e veja outros conteúdos sobre imóveis no blog da Flexpro.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.