Atendimento imobiliário: técnicas para trazer resultados

22 de dezembro de 2021
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COMO ATENDER MELHOR O SEU CLIENTE

Sendo gestor de imobiliária, devemos nos atentar quanto ao atendimento, pois é com frequência que nos deparamos com públicos distintos e estamos aqui para achar a solução para os compradores e proprietários. Levando em conta esta situação, atender com qualidade e persuasão é fundamental para deixá-los satisfeitos e garantir que sua imobiliária esteja entre as melhores.

Será que existe uma receita para o atendimento excelente ao cliente? Bem, na verdade cada situação é única e exige uma compostura diferente. Porém, o atendimento ao cliente é essencial para se ter sucesso nas vendas. Tratando-se do ramo imobiliário, a compra ou aluguel de uma casa é sempre uma decisão muito importante. Por isso, o atendimento deve ser ainda mais criterioso.

Pensando em te ajudar a ter mais assertividade no atendimento ao cliente, separamos seis dicas de ouro para trazer os melhores resultados nas suas vendas. Isso tudo, porque nos dias de hoje os clientes possuem muitas opções, tanto de preço, como de atendimento e se engana quem pensa que um ou outro importam menos: são de igual importância.

CARACTERÍSTICAS DE ATENDIMENTO:

1. Tenha um atendimento personalizado

Vamos lá, a primeira dica que separamos para o atendimento imobiliário é essa: personalização do seu atendimento. Mas como fazer isso? Foque na pessoa que você vai atender, entenda seus desejos e avalie todo o contexto – desde o nível de escolaridade, cultural e social, você deve saber tratá-lo de forma com que fique a vontade. Além disso, aposte e entenda sobre CRM (Customer Relationship Management) para entender em qual estágio do funil de vendas seu cliente está. 

2. Seja ágil

Principalmente ao responder, seja rápido, é um ponto chave para que prefiram fechar negócios com você. Afinal, normalmente, quando se trata de imóveis, as pessoas enviam mensagens para várias imobiliárias e quem responde e continua a conversa primeiro estará à frente. Seja objetivo e atencioso. O WhatsApp Business e o ChatBot possuem mecanismos para enviar mensagens automáticas, mesmo fora do horário comercial, o que é uma ótima opção caso você deseja otimizar mensagens automáticas para sua imobiliária no WhatsApp. 

3. Tecnologias ao seu dispor

Isso mesmo! Não dependa só de papel e caneta ou métodos convencionais, mostre que você se atualiza e fortaleça ainda mais sua marca. Isso também otimiza tempo e poupa dinheiro – o que amamos! As tecnologias para imobiliárias não param de se aprimorar e você deve usá-las ao seu favor. Também aposte alto na acessibilidade: que seja fácil te encontrar. Seja muito presente nas mídias sociais como: Google Meu Negócio, Facebook, Instagram, Youtube e no WhatsApp

4. Tenha conduta

Essa parte anda diretamente de mãos dadas com os valores que sua imobiliária preza e carrega consigo. Elas norteiam toda a equipe, em especial os que fazem o atendimento direto com os clientes. Bons exemplos são honestidade, eficácia e transparência durante todas as etapas do atendimento – isso confere credibilidade para a pessoa que atende e para o renome da imobiliária também. 

5. Domine a sua área

Você precisa saber exatamente o que está fazendo. O que isso significa? Quer dizer que você deve saber quais são os imóveis perfeitos para o seu cliente e os potenciais de cada um deles, tendo em vista uma ampla visão de negócios (localização, estrutura, entre outros). Ou seja, saber o que oferecer e para quem oferecer.
 

6. Entenda o cliente e seus motivos

Por último e não menos importante, é necessário explanar que, normalmente a compra de um imóvel é a realização de um sonho, então também é muito válido desenvolver habilidades interpessoais, como a empatia, e saber o que o cliente busca, como “a casa dos sonhos” ou o “começo da empresa”. Isso tudo ajudará você a conduzir as demais ações. É sábio entender que nem sempre o cliente fechará negócio, e não levar nada para o pessoal. Negócios são negócios, e nem todas as vezes será você/sua imobiliária que resolverá o problema dele.

Concluindo, você reparou o que as técnicas dadas para o atendimento imobiliário têm em comum? A maioria são comportamentais. Portanto, você pode ter todos os recursos disponíveis para fechar um bom negócio, mas se não souber atender o cliente da forma adequada, certamente deixará dinheiro na mesa.

Podemos considerar que o atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio. E ainda mais quando falamos do mercado imobiliário, que é competitivo. Desde a primeira conversa até o momento de pós-venda, o atendimento ao cliente é o que pode mais impactar e ser decisivo.

Lembre-se: a concorrência é grande e é necessário estar à frente. Não é possível se sobressair em uma zona de conforto. Então aqui fica um grande incentivo para começar a prestar mais atenção na sua forma de atendimento hoje e aprimorá-la.

Mas não se preocupe, a Flexpro está sempre atenta à todas inovações para o ramo imobiliário. Além de contar com a tecnologia ao nosso favor, damos muita atenção a todos os pilares do seu negócio, por isso, com frequência tratamos deste e outros assuntos em nossas lives e em nossas mídias. Conte conosco!

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