Seguro Incêndio – Por que é importante para sua imobiliária!

16 de dezembro de 2021
Compartilhe

Se você tem ou faz parte de uma imobiliária, certamente já ouviu falar do seguro incêndio, que nada mais é do uma garantia que assegura os imóveis, sejam residenciais, pontos comerciais ou outras categorias de imóveis. Porém, talvez você ainda não saiba da importância de contratá-lo.

É importante compreender que o seguro incêndio pode variar de acordo com o tipo de contratação, além disso, ao fazê-lo o que é levado em conta é o valor para a reconstrução, não o valor de venda do imóvel.

Qual é a relação entre o valor do seguro e o valor do imóvel?

Mesmo que todo o imóvel tenha sido danificado, a relação direta da cobertura do seguro incêndio com o valor de mercado do imóvel não costuma ser a fórmula mais adequada. Normalmente o valor de reconstrução é menor que o valor de mercado, mas pode também ocorrer o inverso, especialmente se o imóvel estiver numa área muito desvalorizada.

Contratar um valor maior de cobertura do que o necessário para a reconstrução só deixará o seguro mais oneroso, uma vez que a seguradora somente indenizará o valor necessário para reparar ou reconstruir os danos causados, independentemente se o valor da cobertura contratada tenha sido superior.

Afinal, quem paga o seguro incêndio?

O seguro residencial ou de um imóvel comercial contra incêndio pode ser cobrado do inquilino, conforme é previsto na Lei do Inquilinato. Aliás, pode e deve-se avaliar a inclusão de coberturas adicionais para sua proteção, como conteúdo do imóvel, danos elétricos, entre outras. Várias dúvidas deste porte foram esclarecidas nesta live, clique e assista!

Serviços de assistência:

Outra vantagem para o adquirir o seguro contra incêndio, é poder utilizar os serviços de assistência ao imóvel, que geralmente as seguradoras oferecem como benefício. Os serviços básicos de reparos cobrem a mão de obra e são de grande ajuda, ainda que o material necessário para o reparo fique por conta do cliente.

ATENÇÃO!

Muita gente acha que se o seguro do condomínio já foi contratado, o apartamento também estaria coberto, mas na realidade, o seguro do condomínio cobre os sinistros que se iniciam nas áreas comuns. Ou seja, se uma das unidades pegar fogo, o seguro condominial não cobriria os danos. O sinistro tendo origem em uma área comum e afetando uma unidade, ainda assim, o interior não estaria coberto, especialmente o conteúdo.

O oferecimento do seguro ao inquilino é de extrema importância para a segurança de ambas as partes, além de trazer vantagens e credibilidade a imobiliária. Então, se você faz parte de uma imobiliária, vale a pena conhecer mais a fundo as possibilidades que os seguros oferecem. Hoje, por meio do Simob, é possível solicitar uma cotação e a contratação por meio do sistema. Entre em contato para saber mais!

Infelizmente a ocorrência de incêndio em imóveis residenciais ou comerciais é um risco real. Ou seja, além de ser muito importante, ao fazer a conta do que o seguro incêndio garante, comparado ao valor investido no seu pagamento, torna-se bem vantajoso.

Gostou dessa informação e quer saber mais? Você pode entrar em contato com um de nossos consultores e tirar suas dúvidas sobre este e outros assuntos: Flexpro Sistemas – soluções inteligentes e inovadoras para a gestão imobiliária.

 

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.