Business Intelligence na Imobiliária

Business Intelligence na Imobiliária
30 de junho de 2021
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Com o BI, não é necessário tomar uma decisão sem embasamentos. Isso porque com essa ferramenta você tem acesso às informações que precisa de maneira completa e objetiva. Além de trazer mais agilidade aos processos imobiliários, o Business Intelligence aumenta a chance de acertos nas tomadas de decisões. 

Confira esse post até o fim se você está curioso para saber os benefícios do BI e como se torna vantajoso implementá-lo em sua imobiliária. 

Business Intelligence na Imobiliária
Business Intelligence na Imobiliária

Business Intelligence: o que é?

Explicando de maneira técnica, o BI se trata de um conjunto de ações que se baseiam em dados obtidos por meio de sistemas de coleta de dados e organização das informações para análise. Esse conjunto de ações auxiliam na tomada de decisões de uma organização.

Resumindo, para que os gestores de uma imobiliária possam atuar de maneira mais eficiente e objetiva, eles terão acesso a informações importantes que estão agrupadas no BI. Como qualquer ferramenta, o BI possui algumas etapas essenciais para seu pleno funcionamento. A seguir estaremos explicando sucintamente como elas funcionam. 

Coleta dos dados

A etapa de coleta de dados é a primeira é uma das mais importantes etapas do processo de análise do Business Intelligence. Nessa etapa, a imobiliária tem a informação do que é mais importante para seu cliente ao escolher um imóvel. Por exemplo, se o público alvo prefere um imóvel cercado e com jardim espaçoso, esse pode ser um item explorado nos anúncios da imobiliária.

Organização das informações

Após obter os dados, eles precisam ser organizados de modo que estejam estruturados dentro do negócio. Depois da organização, os dados podem influenciar nas medidas que serão implementadas no atendimento e na captação de clientes. A organização dos dados é fundamental para que isso aconteça de modo eficiente.

Análise dos dados e informações

Com a obtenção e organização dos dados e informações, partimos para a fase de análise dos mesmos. Essa etapa é muito importante para a tomada de decisão da empresa, pois é a partir dessa análise que se pode ter noção de quais passos devem ser seguidos em uma negociação. Além disso, é possível desenvolver ações dentro da empresa, com base nos estudos realizados.

Implementação de ações e monitoramento dos resultados

Depois de todas as etapas anteriores, precisamos monitorar os resultados dentro do Business Intelligence. Após a situação da empresa ser analisada no BI, as falhas e lacunas podem ser corrigidas e resolvidas. Esse monitoramento pode ser feito a qualquer momento. Dessa forma, a probabilidade de imprevistos acontecerem é menor, pois as correções acontecem de forma simultânea. 

Vantagens do Business Intelligence para o setor imobiliário

Business Intelligence na Imobiliária
Business Intelligence na Imobiliária

Além de gerir melhor os processos internos conferindo agilidade à sua companhia, com o BI o setor imobiliário adquire diversas informações importantes. Afinal, algumas estratégias podem ser essenciais para que o seu negócio funcione de maneira automatizada e eficiente. 

Por exemplo, se você mantém os seus perfis das redes sociais sempre atualizados para criar uma ponte de relacionamento com o seu público, você pode usar o BI no desenvolvimento de conteúdos mais relevantes para seus seguidores. Confira a seguir algumas vantagens e estratégias na utilização do Business Intelligence nas imobiliárias.

Redução de erros

Como o BI é uma ferramenta automatizada, o risco de acontecer erros é diminuído em relação aos processos manuais e humanizados, que são mais suscetíveis a erros. Além disso, a mão de obra é otimizada, pois os processos são automáticos. Dessa forma, o tempo gasto em cada atividade é menor, o que leva a um melhor uso desse recurso.

Por exemplo, a documentação pode ser um processo demorado, burocrático, repetitivo e com chance de erro muito maior. Além de diminuir drasticamente a chance de erros, o gasto de tempo e de recursos humanos é reduzido ao automatizar esse processo.

Melhora na relação com o cliente

Como no setor imobiliário você conhece melhor seu cliente através dos dados obtidos pelo BI, não é necessário realizar ações de marketing tão amplas e genéricas. Dessa forma, é possível direcionar os seus esforços aos gostos de clientes específicos. Isso porque com as soluções que Business Intelligence oferece é possível saber o que seu cliente precisa e como ele vê a sua empresa.

Ao levar isso em consideração, é interessante utilizar o BI para envio de e-mails informativos aos clientes. Dessa forma a empresa mostra que imóveis bem cuidados são sempre mais valorizados. Com isso, além de oferecer dicas para quem deseja vender ou alugar a sua casa por meio de uma imobiliária, apresenta maneiras de melhorar a apresentação do imóvel de modo que chame a atenção de quem está interessado.

O BI na rotina da imobiliária

Uma imobiliária deve contar com sistemas integrados na sua estrutura, que ajudam na administração da rotina do local. Ou seja, se você possui uma grande carteira de clientes e tem dificuldade para organizá-los corretamente, é o momento ideal de investir em um software para controle interno.

Além disso, ter um sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes, o chamado CRM (Customer Relationship Management), para administrar os seus contatos é fundamental. Ele é um meio moderno de organizar os dados dos locadores e locatários, sendo possível registrar cada etapa de negociação com um cliente, para estar sempre em dia nas relações da sua imobiliária. 

O BI na automatização do atendimento ao cliente

Já no atendimento ao cliente, o Business Intelligence auxilia tanto no gerenciamento se seus contatos, quanto nas ferramentas que você podem ser utilizadas para isso. Por exemplo, se muitos clientes utilizam o site para se atualizar sobre os anúncios de novos imóveis, é interessante oferecer uma opção de contato rápido para eles, como um chatbot.

Dessa maneira, não é necessário disponibilizar um funcionário apenas para esse tipo de atendimento, já que o chatbot oferece respostas automáticas e precisas para o visitante. Assim, você não só fideliza o seu cliente atual, como também conquista cada vez mais pessoas. Graças à implementação de Business Intelligence, é possível aumentar os resultados de sua imobiliária.

Não fique para trás

Com as ferramentas oferecidas pelo Business Intelligence, é possível tomar mais decisões acertadas, diminuir a taxa de erro, além de melhorar o relacionamento com o cliente no setor imobiliário. Com esses benefícios, a sua empresa será mais apta a competir nesse nicho tão importante e competitivo.

Por isso, se você deseja que a administração da sua imobiliária seja feita com planejamento coerente e atual, é essencial investir no Business Intelligence. Com isso, um estabelecimento que investe em tecnologia para estar sempre à frente das suas concorrentes se torna uma líder do mercado. 

Com a evolução constante e acelerada da tecnologia da informação, cada vez mais as empresas investem em soluções que auxiliam tanto na resolução de problemas quanto nos seus processos padrões. Portanto, ficar atento a essas ferramentas é uma forma de ficar em vantagem diante da concorrência.

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