OS 06 PASSOS PARA ABRIR UMA IMOBILIÁRIA

OS 06 PASSOS PARA ABRIR UMA IMOBILIÁRIA
16 de junho de 2021
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Comprar ou alugar o imóvel ideal é um processo que envolve muita pesquisa e planejamento. O papel de uma imobiliária é ajudar a intermediar as duas partes de um negócio, mostrando a ambos caminhos fáceis e claros para se chegar a um acordo.

Abrir uma imobiliária é uma ótima escolha de empreendimento, e o motivo já sabemos: as imobiliárias exercem a importante conexão entre proprietários de imóveis e clientes em potencial. É um elo essencial entre essas as duas partes e, portanto, faz com que o negócio de venda e locação de imóveis seja mais simples e seguro.

Empreender na área imobiliária requer muito esforço, dedicação e, principalmente, organização. O primeiro e mais importante passo a se seguir é montar um bom plano de negócios. Se o seu objetivo é seguir por este caminho, estamos aqui para lhe mostrar a forma mais eficaz de alcançar seu objetivo de abrir uma imobiliária. Leia a seguir a importância de se ter um plano de negócios definido antes se ingressar em uma jornada empreendedora.

Plano de negócios: qual a importância?

O plano de negócios é muito importante para uma organização. A falta de um plano pode causar muitos prejuízos e até falência em determinadas empresas. Por isso, não é indicado abrir uma empresa sem antes ter a certeza do que fazer para lucrar e manter as obrigações em dia. Definir o objetivo principal da empresa é o motivo mais utilizado para implementar o plano.

Além disso, o plano é utilizado para definir o objetivo principal da empresa; qual área de atuação será escolhida; quais serviços ou produtos serão ofertados; quais os pontos fortes e fracos da concorrência. Ou seja, saber monitorar e contabilizar os investimentos e até escolher funcionários qualificados também é essencial para o sucesso de um negócio. E para as imobiliárias isso não seria diferente!

O que preciso fazer para abrir uma imobiliária?

OS 06 PASSOS PARA ABRIR UMA IMOBILIÁRIA
OS 06 PASSOS PARA ABRIR UMA IMOBILIÁRIA

A seguir temos algumas dicas essenciais para você analisar antes de abrir o seu negócio. Fique atento!

1. Definir a área de atuação e pensar na infraestrutura da empresa

O primeiro passo para abrir uma imobiliária é planejar cada etapa do negócio. Ou seja, definir a área de atuação da imobiliária e, além disso, pensar sobre a estrutura do negócio. Não é estritamente necessário ter um espaço físico grande, mas sim dispor de um ambiente agradável. Além de estimular seus colaboradores, um ambiente sério e comprometido faz com que os clientes se sintam mais confortáveis e seguros.

2. Contratar um contador e ficar atento às leis

Depois de ter a primeira etapa concluída, não podemos esquecer das exigências legais. A abertura de qualquer empresa precisa passar por um processo um tanto quanto burocrático, e para as imobiliárias não seria diferente. Você vai precisar da ajuda de um profissional da contabilidade para isso. O contador tanto organiza a abertura quanto mantém toda a questão contábil em ordem. Como por exemplo:

  • Elaboração e registro do Contrato Social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Obtenção do CNPJ e registro no cartório, na prefeitura e na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição no INSS;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará de Localização e Funcionamento
  • Enquadramento tributário e tipo de empresa;
  • E, por último mas não menos importante: registro específico no Creci, o conselho responsável por regulamentar a atividade de corretores e imobiliárias.

3. Selecionar profissionais capacitados para a sua equipe

Contratar um profissional qualificado para o cargo é imprescindível para o sucesso de uma organização. Executar o serviço com eficiência (pois comete menos erros, uma vez que foi treinado para isso), é uma das principais vantagens de um profissional capacitado. Por esse motivo, uma equipe formada por esses profissionais é mais comprometida com os objetivos da empresa.

Em contrapartida, a não valorização do profissional pode gerar problemas, pois a falta de qualificação interfere diretamente na performance da sua empresa, resultando em grandes prejuízos. Da mesma forma, um time de corretores bem treinados pode fazer toda a diferença na hora de abrir uma imobiliária. Ah, e mais um detalhe: esses profissionais também precisam de credenciamento do Creci para poder atuar no ramo imobiliário, não se esqueça!

4. Ser aliado da tecnologia: ela não é o futuro, ela é o presente

Deixe de lado aquela ideia de que a tecnologia está fora de alcance (e fora do orçamento). A tecnologia é um investimento necessário, e não um gasto indesejado como muitos ainda pensam. Ela já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo, e ficar fora dessa onda tecnológica é parar no tempo. Trabalhar de forma digital traz um reconhecimento maior ao seu negócio e, portanto, mais lucro.

Invista em ferramentas de gestão e controle automatizadas como, por exemplo, os sistemas ERP integrados ao seu site imobiliário, como também o CRM – “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Quer saber mais sobre essas ferramentas? Acesse o nosso site e confira nossas opções!

5. Invista em branding e marketing digital

Uma boa estratégia de Marketing Digital e Branding é essencial para ter uma imobiliária de sucesso. Você pode ganhar credibilidade e autoridade em seu ramo, especialmente se investir nos locais adequados. Mas, primeiramente, qual é a diferença entre o Marketing Digital e o Branding?

O Marketing é definido como o conjunto de ferramentas, processos e estratégias usadas para promover ativamente o produto, serviço e empresa. Podemos definir o marketing como as ações que são desenvolvidas para sua marca chegar ao cliente, convencendo-os a comprar os seus produtos ou serviços.

Já o Branding, por outro lado, define quem é a sua empresa enquanto marca. É um processo usado para dar sentido a uma organização, empresa, produtos ou serviços específicos, criando e moldando uma marca na mente dos consumidores, gerando conexões e sentimentos.

6. Estar em dia com o Creci: Conselho Regional de Corretores de Imóveis

Por fim, basta se dirigir ao Creci que atende a sua região e preencher a solicitação para obtenção do Creci Jurídico. Mas afinal, qual é a importância do Creci para o corretor e para a imobiliária? O Creci tem função disciplinadora, que organiza, fiscaliza e controla a atuação dos profissionais da área. É uma garantia de qualidade pelos serviços que serão prestados.

O ideal é se informar com um contador ou diretamente no Creci sobre as taxas cobradas e os documentos necessários. Alguns deles são:

  • Requerimento preenchido e assinado pelo corretor de imóveis e sócios (se houver);
  • Contrato social;
  • Alvará de localização;
  • Comprovante de pagamento da anuidade do Creci;
  • Comprovante do CNPJ;

Você ainda tem alguma dúvida sobre como abrir uma imobiliária? Converse com seu contador para abri o seu negócio imobiliário. E não esqueça, entre em contato com a equipe da Flexpro Sistemas e confira as melhores soluções em software para imobiliárias!

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