Como Melhorar a Organização da sua Imobiliária

Como Melhorar a Organização da sua Imobiliária
6 de julho de 2021
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Atualmente, pode-se dizer que o setor imobiliário também sofre com as mudanças de mercado, seja pela economia oscilando ou pela região em que a imobiliária está localizada. E, para que isso não se torne um problema, é preciso adaptar-se e realizar mudanças na estrutura da Imobiliária, justamente para atingir melhores resultados.

Empreender significa buscar incansavelmente melhorar os resultados de nossa empresa, porém o maior desafio está em conseguir fazer mais com menos. Por isso, hoje reunimos 5 dicas de situações que existem nas imobiliárias, com o objetivo de reorganizar a rotina afim de alcançar os resultados de forma eficiente. Além disso, deve-se trabalhar cada situação separadamente para que o resultado final seja satisfatório. Confira as dicas de organização a seguir:

  1. 1 – Organização e Descrição dos processos internos

É de suma importância a descrição de todas as atividades que os colaboradores precisam realizar na Imobiliária. O objetivo do levantamento e da análise dos processos é ajudar no controle e na melhoria das atividades realizadas. Isso traz um melhor desempenho e um rendimento para a imobiliária, desde a recepção de um novo cliente ao término do contrato, até as solicitações de manutenção de imóveis.

Em primeiro lugar, precisamos ter os processos por escrito. Em segundo lugar, precisamos criar um fluxograma com cada etapa desses processos. A descrição dos processos ajuda muito no treinamento para novos colaboradores, mas principalmente na padronização das atividades diárias. Ao contrário do que muitos pensam, descrever os processos não leva a imobiliária a diminuir a criatividade.

Por que criar a descrição dos processos internos da Imobiliária

  1. 2 – Gestão Financeira da Imobiliária

Tanto o crescimento do setor imobiliário quanto a crise econômica fez aumentar a concorrência entre as imobiliárias. Isso gerou um aumento expressivo da necessidade de controle e acompanhamento de tudo o que está acontecendo no dia a dia da imobiliária.

Num mercado competitivo – onde as diferenças estão nos detalhes – brigamos por cada centavo. Mas a briga perde sentido quando não sabemos onde gastamos o dinheiro que entra no caixa. A gestão financeira é uma tarefa que pode ser bastante simples, levando-nos a tomar decisões estratégicas visando o crescimento e a solidez de uma Imobiliária.

Para alcançarmos isso, é extremamente importante conhecer o que realmente compõe a área financeira. É muito comum vermos empresários que acreditam possuir todas as informações para tomar decisões, apenas com os dados obtidos através de entradas e saídas de recursos no caixa.

Vídeo sobre Gestão Financeira para Imobiliárias

  1. 3 – Planejamento com metas bem definidas

Ter uma visão de futuro bem definida é uma das etapas mais importantes ao se estabelecer os objetivos da empresa. Além disso, é de suma importância a participação dos colaboradores, para que assim todos tenham a chance de contribuir. Dessa forma, todos terminam por ir atrás dos mesmos ideais, potencializando a contribuição de cada um.

Na etapa do planejamento, ao definir as estratégias que a empresa vai utilizar é importante considerar as informações externas à Imobiliária. Além disso, é preciso observar os negócios que ela possui, o tipo de cliente que pretende atingir e também olhar para os colaboradores. Para garantir a competitividade e a continuidade da empresa no mercado, deve-se trabalhar em sua estrutura interna com afinco e o mais detalhadamente possível.

O planejamento e definição de estratégias serve para você se antecipar aos problemas e ainda preparar a sua Imobiliária para uma vida mais longa e saudável. O aprendizado da gestão e da estratégia empresarial para a condução de um negócio visa principalmente aumentar a chance de sucesso.

“Para quem não tem destino, qualquer lugar aonde chegar está adequado”. Esta é a pior filosofia para um empresário que queira fazer uma boa gestão do seu negócio. Ter destino é definir objetivos e trabalhar duro para atingir o que se deseja. O ponto de partida é saber a situação na qual se encontra hoje e definir a situação futura desejada.

  1. 4 – Plano Comercial de uma Imobiliária

Se fôssemos resumir em uma única frase o que é realmente importante para uma imobiliária, seria: vender ou alugar visando o lucro ou, então, deixar os clientes satisfeitos. Um negócio consegue sobreviver com pouco dinheiro, com poucos funcionários, até com poucos produtos, mas não sobrevive sem clientes. O cliente é a única coisa que justifica a existência de um negócio ou de uma imobiliária.

Em qualquer tipo de negócio, é fundamental identificar o público alvo dos produtos e serviços a serem ofertados. Além disso, é bom saber quais grupos desse segmento são os mais interessantes. Resumindo, é preciso focar toda a atenção da imobiliária a um determinado grupo de clientes em potencial. Dessa forma será possível criar produtos específicos para cada segmento.

Essa decisão é tomada com base em alguns critérios, como: o tamanho do público alvo, a expectativa de crescimento do negócio, a quantidade de concorrentes que a Imobiliária terá que enfrentar e os custos e recursos necessários.

  1. 5 – Software de Gestão

A tecnologia existe para facilitar o nosso dia a dia. Ela nos auxilia em diversas atividades e em diferentes tarefas da imobiliária. Para garantir a agilidade no dia a dia, uma imobiliária precisa buscar automatizar cada vez mais atividades repetitivas e que tem rotinas definidas.

Administrar contratos de locação exige um esforço muito grande e precisa de muita organização, o que toma grande parte do tempo nas atividades corriqueiras. Por isso, utilizar um sistema automatizado de gestão é a maneira mais ágil e segura de gerenciar todos os setores de uma imobiliária.

Como Melhorar a Organização da sua Imobiliária
Como Melhorar a Organização da sua Imobiliária

Como um sistema de gestão de locação pode ajudar na sua Imobiliária

Se tudo na sua imobiliária funcionar perfeitamente como deve, você atenderá os clientes com mais eficácia. Do contrário, você irá apenas acumular clientes insatisfeitos. Para que tudo isso seja possível, é necessário entregar agilidade e eficiência. Sendo assim, apenas uma boa organização é capaz de entregar esses dois atributos ao seu público alvo.

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