Como a digitalização de processos melhora a performance de operações na imobiliária

22 de abril de 2022
Compartilhe

O processo de digitalização do mercado imobiliário tem ganhado cada vez mais força com a crescente popularização e desenvolvimento da internet, onde afeta diversas áreas de negócios. De fato, o mundo digital mudou a forma de comunicação, relacionamentos e trabalho, além de afetar a forma de vender e oferecer produtos e serviços. Vemos também que, após a pandemia, o processo de digitalização de diversas áreas foi acelerado e modificado com rapidez e não foi diferente com as imobiliárias.

Cada vez mais os processos estão digitalizados e desenvolvidos, logo, o mercado imobiliário precisa estar atento e atualizado. O digital deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade no mercado atual. Por isso, neste post, vamos falar um pouco sobre esse tema e mostrar quais são as novidades para o segmento imobiliário.

Como estar no digital?

Parece muito simples estar na internet, montar um site ou uma página nas redes sociais. Mas, estar no digital e se posicionar no mundo online requer muito estudo e estratégia, principalmente para o meio imobiliário, que ainda não tem uma participação ativa tão longa na internet. Esse segmento não tem um histórico de presença online, mas várias etapas do processo podem ser feitas de forma remota, facilitando para o cliente e imobiliária. Mas como fazer isso?

Comece pelo atendimento

Os atendimentos podem ser feitos online, por aplicativos de conversas ou chamadas de vídeo, assim, otimiza o tempo do cliente e evita reuniões presenciais e deslocamento de ambas as partes. Mas atenção! Os funcionários devem ser muito bem treinados para desenvolver o melhor atendimento, mesmo de forma remota. Receber os clientes no online requer ainda mais atenção, educação, cuidado e clareza nas informações. Há também a inteligência artificial, que pode utilizar chatbots para “conversar” com os interessados nos imóveis e tirar as primeiras dúvidas.

As visitas

Além do primeiro atendimento, é possível disponibilizar no site ou enviar aos clientes fotos e vídeos dos imóveis. Assim, ele já faz uma análise antes mesmo da visita. Isso também ajuda para o caso de clientes que estão mudando de estado ou viajando, mas precisam resolver um aluguel ou compra de um novo imóvel.

Contrato facilitado

Os clientes podem enviar a documentação para análise também de forma digital, por e-mail ou plataforma própria. Esse recurso economiza o tempo de deslocamento e facilita o processo. Se a documentação for aprovada, o contrato pode ser formalizado de forma presencial. Da mesma forma, a imobiliária pode enviar o contrato para apreciação prévia do futuro cliente.

Ainda sobre o contrato, é importante destacar também a assinatura digital, um recurso que permite a assinatura de documentos de maneira oficial e regulamentada, sendo mais uma facilidade para quem está a distância, mas precisa finalizar os contratos. O ordenamento jurídico brasileiro já considera a validade dessas assinaturas.

Aplicativos de sucesso

Com a avanço da tecnologia, surgiram novos sites e aplicativos. Esses recursos colocam as imobiliárias “na palma da mão” dos usuários, facilitando a busca e o processo, isso porque esses meios mostram claramente todos os detalhes dos imóveis. Portanto, ter um site organizado, com informações necessárias e de fácil acesso é primordial para crescer nesse ambiente.

São muitas as vantagens de otimizar os processos imobiliários usando os meios digitais. O que antes era uma inovação, agora é uma necessidade que o mercado demanda. As imobiliárias que não se adaptaram aos meios que a tecnologia disponibiliza estão ficando para trás no mercado.

Mas, como vimos ao longo deste artigo, estabelecer uma estratégia de marketing também é essencial para atrair e consolidar o cliente certo. Neste processo de otimizar o atendimento e fechamento de contratos, todos saem ganhando: clientes, imobiliárias e corretores, em tempo e qualidade do serviço ofertado.

Conheça o sistema SIMOB, ele te ajuda na gestão da sua imobiliária de forma rápida e inovadora!

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.