Mulheres no mercado imobiliário

11 de abril de 2022
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O número de mulheres que atuam no mercado imobiliário tem crescido cada vez mais. Esse aumento mostra não apenas o interesse delas por essa área, mas também que as profissionais têm tido muito sucesso em um mercado que era majoritariamente masculino.

Além disso, algumas características especificamente femininas colaboram para elas terem êxito e desenvolvam um excelente trabalho nessa área. Por isso, hoje, vamos tratar sobre esse assunto tão relevante para o mercado imobiliário e para a sociedade!

Vamos começar mostrando um pouco sobre o histórico das mulheres nesse mercado e quais os requisitos para ingressar na área e ser bem-sucedida neste trabalho.

Conheça mais sobre o histórico da participação feminina

De acordo com informações mais antigas, antes de 1958, as mulheres não podiam atuar profissionalmente como corretoras de imóveis. Ou seja, era uma profissão restrita aos homens. Portanto, a participação feminina nesse campo é relativamente recente.

Hoje, cerca de 30% dos profissionais registrados como corretores são mulheres, com um aumento de 144%, especificamente, nos últimos dez anos, de acordo com o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).

Como em muitas áreas, as mulheres também sofrem preconceito, por se tratar de um campo que há algumas décadas era dominado por homens. Esse preconceito que permeia a profissão pode ser visto não apenas em atitudes e falas discriminatórias, mas também na diferença da remuneração. Portanto, é uma área que ainda pode e deve ser explorada pelas mulheres. Além disso, que ainda tem um grande potencial de crescimento.

Como entrar no mercado

Como já mencionamos, muitas mulheres têm se interessado em ingressar nessa carreira. Mas, para entrar no mercado como corretora, é importante buscar conhecimento, portanto, algumas especializações são necessárias. O registro de corretores exige formação em pelo menos um desses cursos:

  • Pós-graduação em negócios imobiliários (mesmo que a graduação não seja da mesma área);
  • Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários;
  • Graduação em Tecnologia em Negócios;
  • Curso Técnico de Transações Imobiliárias.

No entanto, o conhecimento não pode e nem deve parar na formação básica! Há diversos cursos livres e técnicos que podem enriquecer não apenas o currículo da corretora, mas também acrescentar novas experiências e técnicas. Além disso, participando de cursos, workshops, eventos na área e formações adicionais, a corretora abre sua mente para novas tecnologias. Também traz mais contatos profissionais e está sempre alinhada com as novidades do mercado.

Também há as características pessoais

Além desses cursos e formações técnicas, alguns traços pessoais são muito importantes para as mulheres que desejam ingressar nessa área, tais como:

  • Simpatia e cordialidade no contato com os clientes, principalmente se esse tratamento se dá pela internet e/ou pelo celular, já que nestes meios tudo se torna mais “frio”;
  • Bom relacionamento interpessoal e boa comunicação;
  • Pontualidade, principalmente nas visitas e encontros presenciais;
  • Organização e boa produtividade;
  • Poder de persuasão nas negociações;
  • Dinamicidade para lidar com as mudanças e instabilidades dos negócios;
  • Imaginação e criatividade para desenvolver novas habilidades de divulgação e venda;
  • Paciência e compreensão com os clientes que são indecisos sobre suas necessidades, não têm conhecimento, ou, muitas vezes, testam o conhecimento do corretor.

Todas essas habilidades são essenciais para conduzir uma boa negociação e mostrar ao cliente final as vantagens do negócio proposto. É evidente que todo profissional, independentemente do gênero, pode desenvolver essas características e se esforçar por mantê-las. Mas, geralmente, as mulheres já têm esses traços que são muito úteis no campo imobiliário.

Além disso, geralmente, as mulheres têm mais facilidade e habilidade com os meios digitais, o que já se considera uma grande vantagem. Isso porque, nos últimos anos, temos usado muito esses meios para divulgação/prospecção de clientes e também para manter contato com eles.

É fato que o segmento imobiliário ainda tem muito a crescer e oferecer oportunidades para as mulheres, certamente há um longo caminho a ser trilhado, mas trata-se de um mercado promissor. Para as imobiliárias, como as parceiras da Flexpro, também é muito vantajoso ter mulheres dedicadas ao negócio, já que elas demonstram ter muitas habilidades para fechar negócios, como vimos ao longo deste artigo.

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