Como diminuir a inadimplência da imobiliária.

Inadimplência na imobiliária
5 de junho de 2020
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Em tempos de crise a inadimplência dos locatários tende a aumentar. Veja algumas estratégias de como diminuir a inadimplência da imobiliária.

O que você vai aprender com essa leitura:

Inadimplência na imobiliária

Processos e planejamento de cobrança da inadimplência na imobiliária.

A princípio alguns processos internos da imobiliária podem facilitar a cobrança e acompanhamento das datas e valores do pagamento do aluguel. O inquilino deve sempre estar ciente do prazo de vencimento de seu aluguel, tal como as taxas de juros e multas que incidem sobre o débito. Para isso a imobiliária, através do auxílio da tecnologia, consegue criar processos automáticos de envio de notificações (e-mail ou SMS) de avisos de vencimentos antes e após a data do aluguel.

Bem como definir o acompanhamento com a atuação dos inadimplentes logo após a data de vencimento, sem postergar o contato para saber qual o motivo do locatário estar em atraso com seu débito.

Do mesmo modo, uma equipe engajada e proativa no setor de cobrança é importantíssimo. Criar rotinas e padrões de atendimento, linguagem entre a equipe trará muito resultado no controle dos pagamentos por parte dos locatários.

Renegociação dos valores e dias de carência.

Muitas imobiliárias hoje estão se organizando para ter a possibilidade de oferecer dias de carência para o recebimento do aluguel, por exemplo: 10 dias. Isso faz com que o inquilino tenha um tempo mais flexível para conseguir se organizar com suas finanças e pagar o boleto na competência.

Nesse caso também pode alterar a forma e a data da imobiliária efetuar o repasse ao beneficiário. Sendo assim, será necessário negociar com o proprietário do imóvel uma nova data do repasse do aluguel. Outra alternativa seria optar pela opção de aluguel não garantido, que é quando a imobiliária só repassa o valor quando recebe do locatário.

Da mesma forma, no que diz respeito as renegociações dos pagamentos dos alugueis, é muito importante que a imobiliária adote uma comunicação flexível e amigável com seus locatários, isso pode diminuir a inadimplência. Além disso, aproxima a imobiliária dos seus locatários e pode aumentar o índice de satisfação do cliente.

Avaliação prévia dos locatários diminui riscos de inadimplência.

Realizar uma avaliação prévia da ficha de um locatário não é tão simples, especialmente nos casos de pessoas físicas. É nesse momento que o trabalho de uma imobiliária eficaz pode evitar inadimplências futuras. Os riscos não são apenas da imobiliária, mas também o próprio locatário e o locador.

A imobiliária deve ser capaz de realizar a análise de crédito e perfil de seus possíveis locatários e fiadores. Com isso a imobiliária pode se proteger de eventuais fraudes e inadimplência.

Área do cliente e aplicativos podem facilitar o auto atendimento.

A princípio, muito tem se falado em proporcionar uma melhor experiência de atendimento e relacionamento aos clientes da imobiliária. A tendência de proporcionar aos clientes um atendimento ágil, efetivo e transparente através da área do cliente e aplicativos nunca foi tão necessitada.

Com isso, você oferece alternativas para o seu locatário gerar seu próprio boleto e evita a falta de pagamento, já que além de acessível o pagamento poderá ser feito a qualquer momento.

Inadimplência na imobiliária pode ser um recurso

Inegavelmente nenhuma imobiliária gostaria de ter uma alta taxa de inadimplência. Caso isso se torne realidade nos dias atuais, essa situação pode se tornar uma oportunidade. Quando bem administrada pode ser uma fonte de renda para a imobiliária.

Para isso, conforme dito anteriormente, a imobiliária precisa ter um processo proativo no setor de cobrança. Pois com esse controle minucioso você terá a receita acrescentada como a multa e juros descritos no seu contrato de administração de locação.

Utilização da tecnologia para diminuir a inadimplência da imobiliária.

Em conclusão, agora que já vimos diversas dicas e estratégias para controle de inadimplência, é interessante conhecer como a tecnologia oferece um auxilio e otimização nesses processos.

Assim sendo, alguns fatores essenciais podem ser automatizados e de forma eficiente, sem necessitar de processos manuais que demandam esforço e tempo.

Além disso, existem os sistemas ERP de gestão imobiliária com o objetivo de ser os principais parceiros das imobiliárias nesse assunto e em todo o processo de administração de uma imobiliária. Quer saber e aprender mais sobre estratégias para escalar os negócios da sua imobiliária? Deixe seu comentário ou entre em contato com a equipe de consultores através do contato (49) 3622-8784.

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