A influência dos meios digitais nos negócios imobiliários

A influência dos meios digitais nos negócios imobiliários
28 de abril de 2021
Compartilhe

Novo estilo de vida das pessoas está intimamente ligado à vantagem que as instituições têm quando trabalham com processos tecnológicos em suas operações

Se há algo de bom na pandemia –  que afetou todo o mundo no último ano por conta da Covid-19 -, com certeza um deles é a descoberta de como precisamos cada vez mais aplicar as tecnologias disponíveis no mercado aos  negócios. Digitalizar venda de imóveis, por exemplo, se tornou essencial para garantir fechamento de contratos, pois o desejo do brasileiro de comprar imóveis não diminuiu nesse tempo.

Pelo contrário, pesquisam apontam que a procura por casas para vender até aumentou na pandemia. E para atender essa demanda, as imobiliárias precisam estar atualizadas às novas maneiras de fazer negócio, que corroboram com o novo estilo de vida das pessoas. Hoje em dia, otimizar tempo e manter o distanciamento social são palavras de ordem, então confira algumas dicas de meios tecnológicos que podem ser incorporados ao seu negócio para digitalizar os processos e garantir a venda de imóveis.

Site

O primeiro passo para iniciar o processo de digitalização de uma imobiliária deve ser o preparo de uma plataforma própria, um site, onde a instituição poderá expor os imóveis disponíveis, e dispor de canais de contato fáceis ao usuário. O ideal, é que o portal contenha um link diretamente para o e-mail ou WhatsApp do corretor em todas as páginas de navegação.

No site também precisa conter informações sobre a imobiliária, demonstrando toda a seriedade e experiência dos profissionais. Além disso, é importante que tenha opções de filtros como as características do imóvel e até por cidade, no caso de a instituição atuar em mais de um município. Isso facilita a busca do cliente, que, geralmente, já sabe qual o modelo de propriedade procura, se um ou dois quartos, com garagem ou sem, e por aí vai!

Tour virtual

O tour virtual talvez seja um dos grandes diferenciais tecnológicos para garantir o fechamento do contrato. Essa tecnologia permite que o cliente visite o imóvel virtualmente e consiga visualizar todos os detalhes, assim como em uma visita presencial.

Ela consiste em fotos tiradas em 360 graus imergem o visitante no local, e podem ser vistas de desktops ou smartphones. Algumas imobiliárias já usam até o óculos que permite a realidade aumentada, onde o cliente consegue visualizar objetos nos móveis e até trocá-los de lugar, simulando a sua própria decoração.

Essa é uma tecnologia que proporciona não apenas otimização do tempo e, consequentemente, qualidade de vida, mas garante a segurança do usuário, já que substitui as visitas presenciais e possibilita a visita de mais de dez imóveis em cerca de uma hora.

Automação de contratos

Outra ferramenta muito usual para processo de digitalização de venda de imóveis é a gestão da automação de contratos. Através de um software desenvolvido para isso, as imobiliárias conseguem automatizar toda a criação, assinatura de armazenamento de contratos.

Na prática, o cliente escolhe a opção de um apartamento à venda nos Ingleses, por exemplo; a imobiliária o envia um formulário com os campos variáveis, que devem ser preenchidos pelo comprador; depois disso, a imobiliária finaliza o documento e o cliente assina.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica de documentos é uma prática totalmente confiável e com amparo jurídico. Ela acontece da seguinte maneira: o contrato é enviado ao cliente por meio de e-mail ou SMS, e assinado por estas mesmas ferramentas, bastante inserir o token de segurança. Vale lembrar que para ter validade jurídica, ela precisa cumprir uma série de medidas de segurança, que garantem a integridade do documento. Fique atento!

E você, quer garantir um maior número de vendas à sua imobiliária e, de quebra, facilitar a vida dos clientes e dos colaboradores? Aposte em digitalização de processos. Agora você já sabe como começar!

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.