Mercado Imobiliário em 2022: conheça as principais tendências!

23 de fevereiro de 2022
Compartilhe

Nos últimos anos, o mercado imobiliário no Brasil tem crescido e se desenvolvido bastante, mesmo com a pandemia e todas as implicações econômicas advindas dela. Portanto, especialistas apontam uma visão otimista de que essa tendência de crescimento deve continuar em 2022, principalmente no segundo semestre.

Por isso, conhecer as tendências de mercado é importante para oferecer exatamente o que os clientes esperam e, assim, sair na frente da concorrência, fechando novos contratos e fidelizando antigos clientes.

Portanto, na matéria de hoje, nós, da Flexpro, vamos mostrar quais são as principais tendências para o mercado imobiliário em 2022 e como usar de forma estratégica essas informações para prospectar e fidelizar os clientes.

Imóveis com espaço para home office

Antigamente, os imóveis contavam com um cômodo para ser o “escritório” da família. Nele, ficavam o computador, livros e outros elementos de escritório. Porém, com a diminuição dos espaços, esse cômodo foi deixando de existir.

No entanto, a pandemia, a necessidade do isolamento e do trabalho em casa trouxeram essa demanda de volta para os lares. Seja como um cômodo dedicado exclusivamente a isso ou apenas um espaço na casa, o fato é que o home office é um fator priorizado nos novos imóveis e contratos. Dessa forma, ele tem ocupado cada vez mais espaço nas prioridades imobiliárias.

Imóveis maiores

Também devido às mudanças provocadas pela pandemia, se tornou latente a necessidade de imóveis maiores. Isso porque as pessoas têm passado mais tempo em casa e, por isso, têm desenvolvido diferentes atividades no ambiente doméstico. As mais comuns são estudos, trabalho e até exercícios físicos.

Tanto na construção de novos empreendimentos quanto na busca para compra e aluguel de imóveis já construídos, a prioridade é por ambientes maiores e com áreas externas como varanda e terraço, além de área de lazer e quintal.

Procura por áreas de lazer

Seguindo a mesma tendência dos imóveis maiores, as áreas de lazer cada vez mais completas também são uma prioridade para as famílias, até para aquelas que não têm crianças e adolescentes. Jovens e adultos também buscam espaços com áreas de lazer completas, churrasqueira, piscina, sala de jogos e de cinema, salão de festas, dentre outros itens. Sendo assim, investir nesses espaços é uma tendência para 2022.

Além desses diferenciais, os condomínios com estrutura de bairro com loja de conveniência, padaria e academia, também apresentam alta demanda, porque as famílias querem evitar cada vez mais sair das redondezas

Tecnologias digitais na estrutura dos imóveis

É fato que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nós precisamos dela para trabalhar, estudar e também para o nosso lazer. Mas, ela pode ser muito útil também para otimizar uma casa e tornar o dia a dia mais prático. Essa busca tem sido cada vez maior.

Hoje, no mercado, existem equipamentos que se conectam via bluethooth com todos os outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos como lâmpadas, ar-condicionado, televisão, máquina de lavar roupa e louça, banheiras, cafeteiras, fogão e geladeira. Desde as fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança até lâmpadas e cortinas, a automatização das casas já é uma realidade e uma forte tendência para 2022 e para os próximos anos.

Cada família tem uma realidade e necessidades diferentes, mas as tecnologias estão disponíveis para facilitar os processos e rotinas do dia a dia e economizar principalmente tempo e burocracias. Tudo o que pode ajudar para uma rotina mais leve pode e deve ser usado!

Aumento da taxa Selic influencia o mercado imobiliário

Seguindo a tendência de 2021, a taxa SELIC, que regula os juros no Brasil, deve apresentar alta. Isso ocorre principalmente pela alta da inflação no país e pela expectativa que se forma entorno das eleições presidenciais.
Por isso, especialistas apontam que a taxa deve alcançar os dois dígitos em 2022.

Gostou de conhecer as tendências? 

Essas são algumas das tendências que devem nortear os negócios imobiliários em 2022. É importante estudar essas tendências e possibilidades para estar atualizado sobre o mercado e oferecer os melhores empreendimentos aos clientes. A Flexpro tem sistemas de gerenciamento que podem te ajudar a implementar sua imobiliária. Confira!

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.