O SEU SITE DA IMOBILIÁRIA É RESPONSIVO?

O SITE DA SUA IMOBILIÁRIA É RESPONSIVO?
1 de junho de 2021
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Você sabe o que significa ser um “site da imobiliária responsivo? Aos poucos, essa ferramenta ganhou espaço entre os mais diversos grupos, e a procura por sites responsivos tem aumentado expressivamente.

AFINAL, O QUE É UM SITE DA IMOBILIÁRIA RESPONSIVO?

Quando falamos em site responsivo estamos na verdade nos referindo a forma como o conteúdo do site (menus, imagens, textos, tabelas e outros elementos ) se comportam frente aos diferentes tamanhos e resoluções de telas do usuário.

Há alguns anos os sites possuíam uma largura máxima de tela, onde o conteúdo ficava centralizado. Dessa forma, se o usuário que estivesse navegando no site tivesse uma tela maior que o planejado, o browser deixava bordas brancas nas laterais.

Isso gerava um conforto visual para a grande maioria dos visitantes, uma vez que “navegar na internet” apenas era feito com um computador de mesa ou um notebook.

POR QUE É IMPORTANTE TER UM SITE RESPONSIVO?

Um dos motivos do surgimento de sites responsivos foi a grande popularização dos Smartphones e tablets. Além de possuir uma tela muito menor do que um computador, os smartphones e tablets possuem a opção de navegar com o dispositivo em diferentes orientações, como de “pé” ou “deitado”, por exemplo.

Alguns sites até “cabem” no celular, mas o tamanho fica tão pequeno que dificulta a leitura, obrigando o usuário a rolar o texto ou dar “zoom” nas partes que ele estiver lendo.

Já em outros sites, o texto desaparece e as imagens ficam fora do local projetado. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso não só torna a experiência do usuário insatisfatória, como também inviabiliza o uso no site. E então, você considera importante ter um site responsivo e que atenda todas as necessidade dos seus clientes?

A experiência do usuário é o fator mais importante que você precisa ter em mente ao projetar seu site. Por exemplo, detalhes como dar zoom repetidas vezes ou rolar texto horizontalmente podem fazer com que o usuário abandone seu site antes mesmo de ter contato com os conteúdos que você deseja.

E COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Todas estas variáveis de tamanho de tela, diferentes resoluções e orientação do dispositivo ao exibir um site no browser são importantes para desenvolver um site responsivo.

Dessa forma, todos os elementos visuais (menus, imagens, textos, etc) se reposicionam conforme o ambiente do usuário, sem tirar o foco do conteúdo pesquisado. Os botões de ação, caixa de procura e demais elementos são ampliados, permitindo que o usuário toque no elemento correto sem dificuldade alguma.

Os textos se ampliam e ficam legíveis, sem necessidade de dar zoom nem de girar o dispositivo na horizontal, proporcionando uma experiência de uso confortável ao usuário. Além disso, o menu se tornou um botão na lateral esquerda, se expandindo ao toque do usuário.

Um detalhe importante: mesmo nos dispositivos modernos, o problema de exibição de um site que não é responsivo vai continuar. Uma tela de 5 polegadas sempre terá 5 polegadas, independente de sua tecnologia ou qualidade. Assim, o browser precisa diminuir o tamanho do site para que ele caiba no espaço disponível, exigindo constantemente que o usuário aplique zoom na tela.

O SITE DA SUA IMOBILIÁRIA É RESPONSIVO?

E O QUE O GOOGLE TEM A DIZER SOBRE ISSO?

A partir do ano de 2015, o Google passou a usar como um critério de ranqueamento o fato de um site estar preparado para receber visitas de dispositivos móveis. Se o seu site não está adaptado – não é responsivo – não quer dizer que ele será penalizado. Entretanto, significa que nas buscas o Google irá priorizar os sites que são responsivos e, por consequência, são mais amigáveis ao usuário.

Em um estudo realizado pelo Google (disponibilizado na plataforma Think With Google), aponta-se que 61% dos usuários tendem a deixar a página se ela não oferecer uma boa experiência móvel. Segundo a pesquisa realizada, 67% dos consumidores afirmam que têm mais chances de concluir uma compra se o ambiente for otimizado.

Se você quer descobrir se o seu site é amigável aos dispositivos móveis, acesse a ferramenta gratuita do Google disponível neste endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly. Além disso, o Google oferece muitas dicas para você melhorar o seu site. Faça o teste e veja os resultados!

Com um site responsivo você gera maior alcance à sua marca, ultrapassa as barreiras tecnológicas e coloca sua imobiliária mais perto de seus clientes. Se você ainda não tem um site responsivo, chegou a hora de investir nessa solução!

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre os sites responsivos!

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