Rescisão dos contratos de locação

15 de junho de 2022
Compartilhe

No Brasil, os contratos de locação, no geral, tem duração de 30 meses. Hoje, esse cenário tem mudado de acordo com a necessidade do locador e do locatário e ainda assim, nem sempre é possível cumprir o prazo proposto no contrato, por diversas razões. Por isso, pode ser necessário rescindir o contrato de locação.

Portanto, é importante conhecer quais são os direitos e deveres do locador e do locatário para os casos em que é necessário rescindir o contrato.

Saiba mais!

O primeiro ponto é conhecer e saber como funciona a Lei do Inquilinato. Essa lei foi implementada para regulamentar a questão dos aluguéis, estabelecendo parâmetros para essa relação comercial.

A norma jurídica garante que os direitos de todos os envolvidos sejam assegurados. Além disso, também estabelece os deveres do locador e do locatário.

O que a lei estabelece?

A Lei do Inquilinato garante direitos do proprietário, por exemplo:

  • Fazer exigências de documentos;
  • Receber o valor acordado até o dia estabelecido de cada mês;
  • Exigir fiador para o aluguel;
  • Solicitar a revisão do valor do contrato de aluguel;
  • Pedir a rescisão e o despejo conforme a lei, caso algum item do contrato não seja cumprido.

E os deveres?

De igual modo, a norma também explica os deveres do dono do imóvel, tais como:

  • Entregar o imóvel para aluguel com condições de uso;
  • Cumprir com a entrega da documentação (recibos e afins);
  • Resolver questões estruturais do imóvel;
  • Cumprir financeiramente com as despesas extras do condomínio.

A lei cobre todos os contratos de aluguel?

A Lei do Inquilinato não se aplica a alguns tipos de imóveis como os que são da União, ou seja, cujo estado é proprietário. Além deles, não se aplica a imóveis que estão na zona rural, vagas de garagem ou imóveis destinados a serem usados como estacionamento.

E sobre a rescisão do contrato?

A lei também traz normas sobre a rescisão. De acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário pode rescindir o contrato em três situações específicas:

  • Se ele precisar do imóvel para morar e não tiver outro bem em seu nome;
  • Se o inquilino descumprir as normas do contrato de locação;
  • Ou se o inquilino cometer atos ilegais.

No entanto, fora os casos estabelecidos, se o locador ou o locatário decidir rescindir o aluguel, ele pagará uma multa acordada no contrato. Mas, os interessados levam em consideração alguns aspectos para estabelecer a multa, por exemplo, se o interesse partir do inquilino, a multa será percentual ao tempo que falta para terminar o contrato.

Para estabelecer o valor da multa de rescisão, é necessário levar em conta a quantidade de meses do contrato e quantos faltavam para a finalização. A partir disso, o responsável fará o cálculo da multa aplicando um percentual em relação ao valor mensal de locação.

Por outro lado, se todos os envolvidos concordarem, a parte interessada pode abrir mão da multa. Isso depende do contexto e das razões para rescindir o contrato.

Como rescindir o contrato?

Em primeiro lugar, o interessado em rescindir deve comunicar à outra parte. Depois, o inquilino precisa apresentar os comprovantes das contas do imóvel como a conta de energia e de água/esgoto. Em seguida, a parte responsável deve pagar a multa e anexar o comprovante de pagamento e o termo de rescisão de contrato.

Para concluir

Qualquer intercorrência pode acontecer e provocar uma rescisão no contrato de locação. Por isso, as partes devem conhecer a lei, o próprio contrato e fazer o procedimento como orientam as normas.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.