Como fazer reajuste nos contratos de locação com base nos índices.
Mensalmente a Imobiliária atualiza o valor das Locações de Imóveis através do Índice que é acordado no Contrato de Locação, firmado entre a Administradora e o Inquilino que está residindo no imóvel. Nesse artigo você verá a importância do reajuste nos contratos de locação.
É importante a correção do contrato de locação, para que o Proprietário do Imóvel não fique com o seu valor de aluguel desatualizado e para que também, a Imobiliária tenha a correção dos seus Honorários, que estão diretamente interligados ao valor que o Inquilino paga como aluguel.
Atualização dos Valores Praticados
A atualização do valor do Contrato, mostra que o Imóvel também está sendo corrigido com relação as práticas de mercado, para que, quando o imóvel disponibilizar novamente ele esteja atualizado.
Se observada a correção dos honorários individualmente por contrato, o percentual aplicado tem um reflexo muito pequeno. Porém, somados os contratos mensais que são atualizados, o valor que a Imobiliária pode ter como aumento no recebimento de honorários trará reflexos consideráveis nas suas receitas.
Os Reajustes de Contratos podem ser processos mensais muito rápidos e de fácil solução, desde que os Operadores tenham as informações facilmente à sua disposição.
Abaixo sugerimos alguns cuidados e informações que devem ser acompanhadas:
1) Índice acumulado dos últimos 12 meses facilmente disponível;
2) Quando utilizando um sistema, que o índice faça parte do mesmo;
3) Relatório com os valores atualizados para negociação, se for necessário;
4) Dashboard onde constam as informações dos contratos para reajuste;
5) Informações do período de reajuste nos boletos e recibos de Inquilinos e Proprietários;
6) Ambiente no site da Imobiliária onde Inquilinos e Proprietários possam acessar;
7) Reajuste proporcional do contrato;
8) Não realizar o cálculo manualmente.
Manter o Aluguel atualizado, é uma das atividades que o Corretor e a Imobiliária se propõem ao administrar o Imóvel do proprietário.
Deixando de ter uma renda sem reajuste nos contratos de locação.
Não fazer a atualização do Contrato, acarreta prejuízos financeiros à Imobiliária e também ao proprietário que terá um ordenado menor do esperado.
É papel da Imobiliária também, negociar com o Inquilino, quando este apresenta dificuldades em honrar seus débitos, principalmente quando ocorre o reajuste do aluguel e para isso, é muito importante que ele tenha com antecedência as informações do período do seu reajuste para que assim esteja preparado e ciente da alteração do valor do aluguel.
Abaixo adicionamos um vídeo onde apresentamos soluções para a Imobiliária realizar com muita facilidade o reajuste dos seus contratos.