A importância do CRM para a imobiliária. É sobre esse assunto que vamos abordar nesse artigo. Sua imobiliária precisa usar!
Vamos começar com a frase de Sam Walton: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.”
Nenhuma imobiliária no mundo, sobrevive sem clientes, por isso, precisamos manter o foco neles.
Cada dia as expectativas em produtos, serviços e atendimento são maiores, portanto, não podemos vacilar!
Mas afinal, o que é CRM? Uma ferramenta para Gestão de Relacionamento com o Cliente e que pode ser entendido como uma filosofia, uma estratégia e um processo, utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento destas informações.
Ao voltarmos novamente para o foco no cliente, pode-se dizer que é uma ferramenta utilizada para prospecção, aquisição, atendimento, transação e construção do relacionamento de longo prazo com os clientes.
Com um CRM, a imobiliária consegue conhecer as preferências e comportamentos de cada cliente.
E assim, por meio de segmentação dos consumidores de acordo com seus interesses e necessidades, os corretores podem pensar em novas maneiras de atende-los melhor e aumentar as vendas.
Ao utilizar o CRM dentro da imobiliária, surgem vários benefícios, estes que tem relação aos objetivos que poderíamos assim apresentar:
1. Aumentar os negócios com o CRM para imobiliária.
Através do CRM os corretores de imóveis podem organizar suas tarefas, e principalmente as informações dos novos clientes, tanto de vendas como de locação.
Afinal, com o CRM a imobiliária evita que uma pessoa seja cadastrada em duplicidade e que pessoas diferentes entrem em contato com os potencias clientes.
Os corretores podem classificar os clientes, tomando decisões mais acertadas, inclusive pode-se obter um melhor controle dos imóveis oferecidos para esses novos clientes.
Bem como, os administradores também podem avaliar o desempenho dos corretores, além de ter acesso a informações, podendo consultar sua agenda de compromissos mesmo estando fora da imobiliária.
Com todos os dados cadastrais e o histórico de contato de cada cliente, a equipe de corretores da imobiliária consegue personalizar o seu atendimento e ter um relacionamento mais pessoal com ele, sem que o cliente precise relatar sua demanda ou problema mais de uma vez.
2. Melhorar os resultados da equipe.
Com o CRM os corretores de imóveis conseguem ter foco no seu trabalho, pois tem condições de visualizar os seus resultados e com isso aumentar a sua produtividade. Se o corretor passa o dia sem saber direito o que fazer, para quem ligar ou qual imóvel visitar, dificilmente terá bons resultados. Se o corretor não vende, não é só ele que perde a comissão, a Imobiliária também fica sem, por isso é importante monitorar o trabalho diariamente.
3. Funil de Vendas no CRM para imobiliária.
O Funil de Vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o futuro cliente de locação ou vendas a partir do momento em que ele inicia o atendimento na empresa até o fechamento do negócio.
O Funil de Vendas do CRM Simob é composto de 5 etapas – Prospecção, Contato, Proposta, Acompanhamento e Fechamento do negócio, tanto de vendas, como de locação.
O CRM permite que a equipe de vendas identifique em que estágio da jornada de compra um determinado cliente se encontra. Assim, ela pode melhorar as suas abordagens e conduzir os clientes rumo ao fechamento do negócio, sem atrasos, falhas ou excesso de burocracias.
4. Informações disponíveis.
Com o CRM, tanto o gestor quanto os corretores, estão com as informações facilmente disponíveis, facilitando as reuniões de equipes e avaliações de desempenho.
Será possível observar a quantidade de interações, propostas encaminhadas, clientes novos, atividades realizadas, e bem como a origem dos leads.
5. Prospecção de clientes.
O item Prospecção não faz parte da maioria dos Funis de Venda dos sistemas, no CRM Simob achamos importante disponibilizar esse passo. Pois o corretor também deve trabalhar na prospecção de clientes, antes de efetivamente iniciar o seu trabalho.
Um dos principais cuidados que as Imobiliárias precisam ter é em não contratar um CRM genérico, pois em primeiro lugar não terá uma ligação direta com o seu software de gestão.
Em segundo lugar, não estará preparado para as rotinas que as Imobiliárias adotam e trabalham, inclusive com itens totalmente diferentes da realidade da Imobiliária.
Os gestores da imobiliária, precisam ouvir a opinião de todos aqueles que irão utilizar o software no dia a dia da imobiliária.
É muito importante que se façam reuniões frequentes com a equipe para monitorar o desempenho de cada corretor. Isso trará motivação e um ótimo desempenho para os colaboradores.
Observa-se que muitas vezes os corretores acham que o CRM não irá auxiliar, e sim apenas monitorar o trabalho deles.
Entretanto, quando estes recebem feedbacks e acompanhamento por parte dos gestores, melhoram seu resultado individual, os resultados da empresa crescem, todos tendem a ganhar!