4 Dicas para seu sistema imobiliário na nuvem.

4 dicas para seu sistema na nuvem
6 de janeiro de 2020
Compartilhe

Para deixar seu sistema imobiliário na nuvem é preciso enfrentar vários desafios. O processo exige muito esforço, é muito importante seguir um planejamento rigoroso e contar com auxilio de um fornecedor de software com suporte competente. O gestor da imobiliária deve perceber o valor agregado que esta ação traz, já que essa operação envolve todos os níveis da empresa e traz inúmeros benefícios.

sistema imobiliário na nuvem

O mercado exige que os sistemas de TI estejam cada vez mais modernos e atualizados, porque uma empresa desatenta a processos otimizados corre sérios riscos de ficar para trás na competitividade.

Com isso, milhares de organizações no Brasil e no mundo já adotam novas estratégias para se tornarem mais relevantes no mercado. E, nesse cenário, migrar software desktop para nuvem é uma tendência inevitável para definir a sobrevivência da Imobiliária.

Por que deixar sistema imobiliário na nuvem?

Para deixar seu sistema imobiliária na nuvem, leva-se em conta que as Imobiliárias com as suas equipes ganham mais agilidade, versatilidade e acesso facilitado às informações a qualquer momento ou lugar. Além disso, alto custo de infraestrutura , longas horas para atualizações, alto risco de perda de dados, são alguns dos fantasmas que assombram Imobiliárias que mantem sistemas desktop em sua infraestrutura interna.

Quando falamos em sistemas de TI operando em nuvem, ou seja sistemas que podem estar distribuídos em grandes centros de processamento e armazenamento, estamos fazendo uma referencia direta ao alto nível de disponibilidade e processamento de dados, significando que as informações sobre sua Imobiliária estarão disponíveis 24 horas por dia em todos os dias da semana, para você acessar de qualquer ponto do planeta. Todas estas facilidades estão aliadas as mais recentes técnicas de segurança.

Essas são apenas algumas vantagens que uma plataforma web proporciona aos processos, provando que migração de seus sistemas desktop é mais do que necessária em tempos de transformação digital.

E, se esse processo é trabalhoso! Começar do zero pode ser ainda mais complexo, sem contar os riscos. Imagine o trabalho que seria cadastrar todos os dados que sua empresa possui sobre seus clientes.

Essas informações são preciosas demais para serem descartadas. Por isso, a migração/conversão de dados é o melhor caminho para manter a empresa relevante e forte no mercado com o menor prejuízo possível nos processos.

1. Mudança de sistema e metodologias

Muitas vezes, os operadores que trabalham com os sistemas na sua Imobiliária estão acostumados com um tipo de metodologia de trabalho. Quando precisam trabalhar de outra forma, eles sentem dificuldades e, consequentemente, podem até dificultar e atrasar a transição entre sistemas.

Para reduzir os efeitos desse contexto, é importante preparar as equipes para entenderem como atuar em diferentes sistemas e metodologias de trabalho. Cada pessoa tem uma curva de aprendizado diferente e, quanto antes ela aprender a trabalhar com outros sistemas, menor será o desafio de migrar software desktop para nuvem.

Essa é uma característica que pode ser avaliada durante o processo de transição de sistemas. Outra solução é manter a interação entre os profissionais para que todos possam aprender uns com os outros e adquirir novas habilidades.

2. Resistência das equipes que utilizarão o sistema em nuvem

É fato que os colaboradores das Imobiliárias já estão acostumados com todas as tecnologias implantadas. Afinal, foram treinados para atuar com os sistemas e plataformas atuais e já estão integrados à rotina habitual. Por isso, mudanças nos processos muitas vezes é vista com maus olhos pelas equipes que usam os sistemas.

Essa resistência é normal, mas acaba se tornando um obstáculo que precisa ser quebrado durante a implementação das novas metodologias de trabalho. Para isso, é preciso direcionar os gestores a ressaltarem a importância e relevância do sistema imobiliário na nuvem para seus colaboradores.

Uma vez que os benefícios para o fluxo de trabalho se tornam claros, todos ficam mais alinhados e receptíveis a essa transformação digital das atividades. A missão, então, é garantir que as equipes possam colaborar com as mudanças e estejam proativas para se adaptarem aos novos sistemas.

3. Baixo conhecimento da equipe

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, essa resistência pode estar ligada justamente ao baixo conhecimento da equipe a respeito da nova tecnologia a ser aplicada. Por isso, uma explicação se faz tão necessária para esclarecer os valores e as funcionalidades do novo software.

Mais do que isso, é importante que todos estejam alinhados e possam utilizar os sistemas adequadamente. A atualização dos processos precisa ser feita em escalas, o que exige um aperfeiçoamento contínuo dos operadores.

O mau uso e a falta de conhecimento dos usuários podem acarretar em falhas no fluxo de trabalho, ou mesmo a criação de processos internos problemáticos. A solução para a falta de conhecimento é aplicar treinamentos e consultorias adequados aos colaboradores, mantendo-os interessados em aprender e mudar a rotina de trabalho.

4. Apego ao software antigo

Outro desafio para a migração de sistema é tomar cuidado com o apego ao software antigo. Assim como as equipes podem ter dificuldade para migrar, os responsáveis pela implementação dos novos processos também podem enfrentar o mesmo problema.

O apreço pelo sistema utilizado previamente pode ser um forte obstáculo para que o modelo web seja bem planejado. Isso pode ser provocado pela satisfação de ver o quanto o software desktop beneficiou a Imobiliária e como o resultados de esforços do passado foram valiosos.

Como consequência, os operadores podem seguir um caminho perigoso de replicar metodologias e fluxos de trabalho do sistema anterior no novo sistema. O problema desse cenário é que a estratégia raramente dá certo, com resultados disfuncionais e pouco evoluídos que causam atrasos na migração e resistência no desenvolvimento das novas rotinas.

Afinal, de que adianta todo o trabalho de realizar uma transformação digital se os processos seguirem da mesma forma? O objetivo é justamente evoluir os modelos, trazendo melhorias. Esse é um ponto para o qual as equipes precisam estar atentas, trabalhando o desapego do software legado.

Os desafios que listamos neste artigo são apenas alguns dos principais, para deixar o sistema imobiliário na nuvem. Embora seja trabalhoso superá-los, o resultado final leva a processos mais modernos e competitivos. E esse deve ser o incentivo para seguir em frente e criar estratégias para cumprir a missão!

A nossa dica é desenvolver um planejamento com o apoio da empresa que estará fornecendo a solução WEB. Este tipo de sistema proporciona a Imobiliária uma redução significativa no custo financeiro de manter o sistema de TI operando e a garantia que seu maior patrimônio (os dados sobre seus clientes e suas transações comerciais) estejam em segurança.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.