A importância de um ERP para imobiliárias.

24 de julho de 2020
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Nesse conteúdo vamos abordar a importância de um ERP para imobiliárias: estrutura, segurança e inovação são benefícios que essa plataforma fornece.

Tópicos que vamos apresentar sobre um ERP para imobiliárias:

ERP para imobiliárias.

O que é um sistema ERP?

Os sistemas de Enterprise Resource Planning – ERP (planejamento de recursos empresariais) são plataformas de informação e gestão que integram os diversos setores das imobiliárias.

Um sistema ERP facilita o acompanhamento das ações estratégicas e responsabilidades corporativas, desde o fluxo de caixa ao controle da jornada de trabalho dos colaboradores. 

Portanto, esse sistema centraliza atividades e tarefas, permitindo converter informação em conhecimento e ajudando os gestores a tomar a decisão mais assertiva.

Um sistema ERP oferece às empresas que compõem o setor imobiliário o necessário para atingir os seus objetivos de negócios.

Mas o que é um sistema ERP? Quais as principais funcionalidades para atender ao setor imobiliário? Saiba tudo o que você precisa para iniciar uma transformação digital em sua imobiliária.

Qual a importância de um ERP para imobiliárias?

Um sistema pode oferecer para imobiliárias o auxilio na gestão empresarial e administração das atividades de todas as áreas.

Se você é gerente ou corretor de uma imobiliária, naturalmente possui um grande conhecimento sobre os imóveis da sua carteira e região.

Assim, o sistema é visto como um facilitador nos processos e jornada dos inquilinos e compradores, atuando em todas as etapas da negociação para otimizar e organizar.

Principais vantagens e benefícios.

Além de diminuir os custos nos processos por meio da organização e planejamento estratégico da empresa. Veja as 07 principais vantagens de utilizar um ERP para imobiliárias:

Organização

Essa plataforma reúne todas as informações em um mesmo local, permitindo uma organização dos processos e tarefas com maior excelência.

Sendo assim, otimizando diversos processos e até mesmo agendando tarefas que o próprio sistema fará, diminuindo tempo operacional e erro humano.

Acesso

Muitos corretores de imóveis passam grande parte do seu dia em visitas e apresentações para interessados.

Dessa forma, é preciso utilizar um sistema que facilite ao corretor encontrar informações sobre o imóvel que está sendo visitado.

É provável que o corretor utilize o próprio smartphone para buscar informações, mesmo que esteja no imóvel, ele necessita de acesso ágil as informações do ERP e até mesmo de um CRM.

Sem dúvida, hoje em dia é praticamente essencial utilizar um sistema online.

Segurança

Conforme dito anteriormente, com a utilização de um sistema online, sua imobiliária poderá utilizar o armazenamento em nuvem.

Isso significa que todos os dados das pessoas, imóveis e contratos possam ser acessados de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, com o acesso a internet.

Da mesma forma oferecendo backups automáticos, para salvar e armazenar todas as informações diariamente.

Afinal, a segurança oferecida para hospedagem em nuvem é muito melhor do que sua imobiliária ter um servidor interno ou planilhas de excel, que podem eventualmente ter problemas técnicos ou até mesmo perca dos dados.

Produtividade

Quanto melhor for o desempenho do seu sistema em facilitar os processos da imobiliária, maior será a produtividade de todos os setores.

Naturalmente você notará o acréscimo de produtividade quando deixar se preocupar com tarefas operacionais e burocráticas, que vão diminuir com o sistema ERP.

Isto é, mais tempo e energia para desenvolvimento de estratégias para atender mais clientes, mais negociações e naturalmente mais receita.

Ou seja, o sistema ERP será o funcionário do mês da imobiliária e o queridinho por todos os colaboradores.

Integração

Um dos principais benefícios que um sistema ERP oferece é a integração entre os setores da imobiliária. O objetivo é agilizar a comunicação entre os departamentos e facilitar todo o processo de gestão.

Desse modo, evitando duplicidades e retrabalhos na hora dos cadastros da informações no sistema. Na parte financeira (onde um ERP imobiliário também contempla) valores de recebimentos e repasses também devem ser completamente integrados.

Assim o setor financeiro terá um controle maior e uma visão macro da situação financeira do escritório. Principalmente pelo fato de não necessitar de lançamentos manuais, evitando erros e esquecimentos.

Tecnologia

A tecnologia é a grande aliada dos negócios, por isso, é importante conhecer a que melhor se encaixa na estrutura da sua empresa. Naturalmente existe diversos portes de imobiliárias em todo Brasil, com isso, além de otimizar toda a gestão, o ERP deve se adequar ao seu perfil e sua necessidade.

Certamente mais do que nunca está em voga o termo transformação digital. O ramo imobiliário que é visto como tradicional está se adaptando e evoluindo rapidamente.

Atualmente, os sistemas ERP estão servindo como apoio e suporte para automatizar e inovar a jornada do cliente na imobiliária, além de contribuir como vantagem competitiva.

Como utilizar essa ferramenta?

Ao aderir a uma plataforma complexa como essa, será necessário que todos os operadores encontrem com facilidade e tenha agilidade nas operações diárias.

Isso parte desde os cadastros das pessoas até a geração de boletos das locações. É preciso contar com uma plataforma que ofereça um bom atendimento, um suporte de qualidade e foco na experiência do usuário no sistema.

Nesse cenário, consideramos que é necessário que a imobiliária tenha uma empresa que ofereça algo além do sistema ERP, ao mesmo tempo oferecer métodos do que e como fazer para otimizar a gestão da imobiliária.

Quais aspectos levar em consideração no momento de escolha do ERP para imobiliárias?

Buscando por soluções ERP para imobiliárias você irá encontrar inúmeras ofertas de sistemas, mas existem alguns pontos que você precisa levar em consideração.

Pois, sua imobiliária precisa saber que vários colaboradores de diversas áreas vão utilizar essa plataforma. Portanto sugerimos que no momento da escolha de um sistema ERP, levante lista de funcionalidades das quais são primordias para a imobiliária.

Com essa informações em mãos, busque por uma plataforma que atenda as suas necessidades e ofereça uma solução personalizada a sua realidade.

Conforme dito nos tópicos anteriores, mas complementando e aprofundando mais em detalhes técnicos e operacionais, segue alguns pontos que pesam positivamente na escolha do seu sistema:

  • Automação de processos imobiliários;
  • Cobrança simplificada das locações e vendas;
  • Acesso eficaz de informações financeiras da imobiliária;
  • Relatórios de forma simples;
  • Controlar tarefas diárias como visitas, disponibilização de chaves, agendas de corretores etc;
  • Permitir o acesso a informações de todas as áreas da empresa;
  • Segurança de dados;
  • Redução no tempo de atendimento ao cliente após a venda;
  • Verifique se possui as funcionalidades importantes para o seu negócio;
  • Conheça o suporte e atendimento;
  • Reputação no mercado.

Sobre a Flexpro Sistemas

A Flexpro Sistemas desenvolve o SIMOB – Sistema de Gestão para Imobiliárias .

O Simob é um software ERP para imobiliárias, com módulos totalmente integrados, permitindo o gerenciamento de diversos departamentos da sua empresa e uma gestão inteligente e segura do seu negócio.

Alcance suas metas com a ajuda de um especialista.
Deixe seus dados, nossos especialistas entraram em contato – gratuitamente.

www.flexpro.com.br

Comentários: