Crescimento da imobiliária: como mensurar.

Crescimento da imobiliária: como mensurar.
8 de setembro de 2020
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O que deve ser colocado em pauta no momento de mensurar o crescimento da imobiliária? É sobre isso que vamos abordar nesse artigo, desenvolvido para as imobiliárias focadas em uma gestão de alta performance sobre seus negócios.

Crescimento da imobiliária: como mensurar.

O que você vai aprender com essa leitura:

Avaliações financeiras.

Sabemos que o objetivo principal de todo e qualquer negócio é visar o lucro, na verdade ele representa como a imobiliária alcançará esse objetivo.

Assim sendo, a imobiliária precisa, com certa frequência, fazer uma análise e gestão financeira das operações do escritório.

Nesse sentido, podemos tratar sobre alguns aspectos principais que seriam o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial.

Através da DRE, sua imobiliária conseguirá acompanhar a rentabilidade do escritório por um determinado período de tempo, apresentando os lucros perdas.

Já com o Balanço Patrimonial, mostra a “saúde financeira” da imobiliária, medindo o quanto você possui e quanto deve.

Além disso, o fluxo de caixa mostra como o dinheiro se movimenta nas contas bancárias da imobiliária, apresentados por balancetes do plano de contas.

Avaliação de desempenho da equipe.

Uma avaliação de desempenho é importantíssima em todas as áreas da imobiliária. É através dessa análise e relatórios que os gerentes e diretores ficam ciente do desempenho de sua equipe.

O objetivo são vários, desde melhorar os pontos fracos da equipe, potencializar os pontos fortes e melhorar a produtividade. Mas, o que devemos levar em consideração na hora de avaliar o desempenho da equipa na imobiliária?

Vamos listar alguns pontos importantes na avaliação:

  • Captação de imóveis: É muito importante que a imobiliária saiba a quantidade de imóveis captados e mais do que isso, a qualidade deles.

    Mas também é interessante que esse imóvel tenha uma autorização de exclusividade na administração, se possível.

    Um processo de captação de imóveis bem estruturado é extremamente necessário na parte comercial de uma imobiliária.
  • Quantidade de leads recebidos x negócios fechados x negócios perdidos: Você saberia dizer por qual canal de atendimento surgem mais pessoas interessadas em imóveis? Nesse caso, poderia ser em portais imobiliários, indicações, placas, dentre outros.

    Mas apenas essa métrica não basta para uma análise de desempenho, se faz necessário acompanhar a taxa de conversão.

    Então dê uma olhada em nosso outro artigo com uma leitura complementar: Indicadores de desempenho imobiliário.
  • Relacionamento com o cliente: Certamente, nesse tópico acredito que poderíamos criar um conteúdo a parte. Cada vez mais percebemos a diferença e o valor de um ótimo relacionamento com nossos clientes.

    Sua imobiliária poderá se diferenciar de todas as formas se conseguir manter um bom relacionamento com locadores e locatários.

    Assim, atendimento deixou de ser diferencial e sim obrigação. Então, crie seus métodos e uma cultura de proximidade dos colaboradores da imobiliária com seus clientes.

Pesquisa de mercado para mensurar crescimento da imobiliária.

A pesquisa de mercado refere-se a representatividade que uma imobiliária possa ter na sua prestação de serviço. Por este indicador, é possível analisar os pontos fortes e fracos e também o nível de aceitação.

Certamente, identificar o perfil do cliente é primordial. Mas outro aspecto importante é a área de abrangência da imobiliária.

Assim, com os apontamentos da pesquisa a imobiliária poderá definir suas estratégias para aumentar sua atuação no mercado e criar um plano de ação assertivo para as suas metas.

KPI’s para a imobiliária.

Inegavelmente esse é um dos principais assuntos onde a imobiliária deve ter a atenção. Não vamos detalhar a fundo como definir as KPI’s de uma imobiliária, pois temos um conteúdo em nosso blog que trata sobre o assunto.

O objetivo desses indicadores é engajar mais os colaboradores com as metas da imobiliária. Assim, faz com que alinhem seus esforços as estratégias da imobiliária.

Plataformas e ferramentas para mensurar o crescimento da imobiliária.

Com toda a certeza, se faz necessário plataformas e tecnologias que vão auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento do crescimento da imobiliária.

No acompanhamento das oportunidades, por exemplo, com um CRM para imobiliárias terá o controle dos leads e todo o seu comportamento no funil de vendas/locação.

Naturalmente, toda imobiliária objetiva o lucro em seu negócio e o crescimento da carteira de negócios. Mas como saber como está os resultados do meu escritório?

Afinal, com a tecnologia do Business Intelligence, é possível saber em tempo real e em períodos específicos dados inteligentes na mensuração do crescimento da imobiliária.

Dados mais claros como: quantos novos contratos x encerrados, qual categoria de imóvel da mais lucro para a imobiliária, dentre outras informações preciosas.

Fontes:
https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/como-avaliar-o-crescimento-da-sua-empresa-aprenda-aqui/
https://www.institutophd.com.br/pesquisa-market-share-eficiente-4-aspectos-essenciais-para-a-sua-avaliacao/

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