Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre gestão imobiliária diretamente em seu email.

Tudo que você precisa saber sobre DIMOB.

DIMOB 2021
29 de janeiro de 2021
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Você sabe o que quer dizer DIMOB? Significa Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias, que compila todos os dados referentes à comercialização e locação de imóveis.

Em especial para corretores, essas informações são muito relevantes, pois garantem que você se mantenha em regularidade diante à Receita federal.

Vamos abordar o que é Dimob, quando e porque foi implementada, quem deve entrega-la e demais informações.

Afinal, o que é DIMOB?

Assim, DIMOB é uma obrigação acessória anual, regida pela Instrução Normativa 1.115 que deve ser entregue junto à Receita Federal através de Certificado Digital. Ela é importante para a fiscalização e controle das movimentações existentes.

Quem deve entrega-la?

Todas as empresas de natureza jurídica que atuam com as atividades de locação, intermediação ou venda de imóveis devem entregar a DIMOB para estar em dia com a fiscalização Federal – por este motivo o corretor de imóveis deve estar ciente dos prazos e como realizar, pois, está enquadrado no serviço de intermediação.

É importante saber que a DIMOB só deve ser entregue caso a empresa tiver apresentado faturamento. Então, caso não houver faturamento, a entrega estará dispensada.

Porém todo e qualquer valor faturado deve estar prescrito em Nota Fiscal.

Porque ela foi implementada?

Desde 2003 ela está em vigor e o motivo da sua criação foi o resultado de processos de fiscalização envolvendo grandes empresas de construção e administração de imóveis.

Pois em 2002 foi identificado uma fraude de mais de R$ 1 bilhão. Sendo assim, o governo lançou a obrigação em 21 de Fevereiro de 2003.

Saiba algumas informações necessárias para o preenchimento da DIMOB:

Nesse sentido, o empresário deve ter informações complementares junto e correspondente às Notas Fiscais, sendo algumas delas:

  • Nome completo e CPF do comprador
  • Nome completo e CPF do vendedor
  • Data do contrato de compra e venda do imóvel
  • Localização do endereço do imóvel vendido
  • Valor do imóvel vendido

Qual é o prazo de entrega?

A DIMOB deve ser feita e entregue até o ultimo dia de Fevereiro do ano seguinte, por intermédio do programa Receitanet disponível na Internet. Então, este ano de 2021 deverá ser entregue o faturamento de 2020.

Mas esta declaração deverá ser entregue com base na nota fiscal emitida e nas informações complementares e ela poderá ser entregue pelo seu contador. Atualmente, aqui na Flexpro, prestamos este serviço.

Existe multas?

Sim, para quem deixa de entregar a DIMOB ou entrega fora do prazo estipulado e, até mesmo, para quem omite informações, está sujeito a estas e outras multas:

O não cumprimento do prazo estipulado sugere multa de R$ 500,00 por mês-calendário, (Redação dada pela Lei nº 12.873, de 2013).

A omissão de informações ou a prestação de informações falsas na DIMOB configura hipótese de crime contra a ordem tributária prevista no art. 2º da Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Como a Flexpro Sistemas pode me ajudar?

Acesse e tire suas dúvidas conosco:

Treinamento on-line – Webinar – Dimob

Não deixe de cumprir suas obrigações, se precisar de mais ajuda pode entrar em contato com nosso sac.

Sobre a Flexpro Sistemas

A Flexpro Sistemas desenvolve o SIMOB – Sistema de Gestão para Imobiliárias .

O Simob é um software ERP para imobiliárias, com módulos totalmente integrados, permitindo o gerenciamento de diversos departamentos da sua empresa e uma gestão inteligente e segura do seu negócio.

Alcance suas metas com a ajuda de um especialista.
Deixe seus dados, nossos especialistas entraram em contato – gratuitamente.

www.flexpro.com.br