Reajuste nos contratos de locação

Importância do Reajuste dos Contratos de Locação
27 de junho de 2019
Compartilhe

Como fazer reajuste nos contratos de locação com base nos índices.

Mensalmente a Imobiliária atualiza o valor das Locações de Imóveis através do Índice que é acordado no Contrato de Locação, firmado entre a Administradora e o Inquilino que está residindo no imóvel. Nesse artigo você verá a importância do reajuste nos contratos de locação.

É importante a correção do contrato de locação, para que o Proprietário do Imóvel não fique com o seu valor de aluguel desatualizado e para que também, a Imobiliária tenha a correção dos seus Honorários, que estão diretamente interligados ao valor que o Inquilino paga como aluguel.

Reajuste nos contratos de locação

Atualização dos Valores Praticados

A atualização do valor do Contrato, mostra que o Imóvel também está sendo corrigido com relação as práticas de mercado, para que, quando o imóvel disponibilizar novamente ele esteja atualizado.

Se observada a correção dos honorários individualmente por contrato, o percentual aplicado tem um reflexo muito pequeno. Porém, somados os contratos mensais que são atualizados, o valor que a Imobiliária pode ter como aumento no recebimento de honorários trará reflexos consideráveis nas suas receitas.

Os Reajustes de Contratos podem ser processos mensais muito rápidos e de fácil solução, desde que os Operadores tenham as informações facilmente à sua disposição.

Abaixo sugerimos alguns cuidados e informações que devem ser acompanhadas:

1) Índice acumulado dos últimos 12 meses facilmente disponível;

2) Quando utilizando um sistema, que o índice faça parte do mesmo;

3) Relatório com os valores atualizados para negociação, se for necessário;

4) Dashboard onde constam as informações dos contratos para reajuste;

5) Informações do período de reajuste nos boletos e recibos de Inquilinos e Proprietários;

6) Ambiente no site da Imobiliária onde Inquilinos e Proprietários possam acessar;

7) Reajuste proporcional do contrato;

8) Não realizar o cálculo manualmente.

Manter o Aluguel atualizado, é uma das atividades que o Corretor e a Imobiliária se propõem ao administrar o Imóvel do proprietário.

Deixando de ter uma renda sem reajuste nos contratos de locação.

Não fazer a atualização do Contrato, acarreta prejuízos financeiros à Imobiliária e também ao proprietário que terá um ordenado menor do esperado.

É papel da Imobiliária também, negociar com o Inquilino, quando este apresenta dificuldades em honrar seus débitos, principalmente quando ocorre o reajuste do aluguel e para isso, é muito importante que ele tenha com antecedência as informações do período do seu reajuste para que assim esteja preparado e ciente da alteração do valor do aluguel.

Abaixo adicionamos um vídeo onde apresentamos soluções para a Imobiliária realizar com muita facilidade o reajuste dos seus contratos.

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.